Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18727
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Dançar até ser: dança e dramaturgia na educação |
Autor(es): | Santana, Tainá Fraga |
Data do documento: | 2-Out-2023 |
Orientador: | Nascimento, Edna Maria do |
Resumo: | A seguinte pesquisa busca explorar uma das possibilidades do ensino através da Dança como objeto capaz de agregar as Artes de formas significativas e subjetivas a cada pessoa durante seus anos de escola. A Dança e Dramaturgia constrói um processo imaginativo que se modifica durante o processo de criação, de descobrimento, acompanhando quem faz, onde faz, porque faz. Esse processo pode ser totalmente subjetivo, como pode acompanhar o coletivo em uma busca por novos caminhos. As danças contemporâneas amplificam o estudo da Dramaturgia aplicada à Dança, resgatando potências que tornem possível a exploração de repertório de dança, tornando assim uma oportunidade de conteúdo educacional. Como processo foram exploradas possibilidades de criação através de laboratórios criativos, ministrados a partir de imaginários subjetivos de cada pessoa em cena. Construir entendimentos, repertórios e metodologias de ensino a partir dos estudos tratados nesse trabalho de conclusão, explorando as possibilidades de se fazer dança e dramaturgia na educação, foram as principais investigações desta pesquisa. |
Abstract: | The following research seeks to explore one of the possibilities of teaching through Dance as an object capable of bringing the Arts together in meaningful and subjective ways for each person during their school years. Dance and Dramaturgy builds an imaginative process that changes during the process of creation, of discovery, following who does it, where they do it, why they do it. This process can be completely subjective, as can accompany the collective in a search for new paths. Contemporary dances amplify the study of Dramaturgy applied to Dance, rescuing powers that make the exploration of dance repertoire possible, thus becoming an opportunity for educational content. As a process, possibilities of creation were explored through creative laboratories, taught based on the subjective imaginations of each person on stage. Building understandings, repertoires and teaching methodologies based on the studies covered in this final work, exploring the possibilities of doing dance and dramaturgy in education, were the main investigations of this research. |
Palavras-chave: | Dança Educação Ensino Artes cênicas Dramaturgia Dance Dramaturgy Contemporary dance Education |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencial |
Citação: | SANTANA, Tainá Fraga. Dançar até ser: dança e dramaturgia na educação. 2023. 34 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18727 |
Aparece nas coleções: | Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tainá_Fraga_Santana.pdf | 556,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.