Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18832
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A influência da identidade cultural na interação entre falantes nativos e não nativos
Autor(es): Moura, Meirianny Azevêdo
Silva, Reinaldo Ferreira da
Data do documento: Out-2023
Resumo: Este artigo elege como foco central das discussões a influência da identidade cultural na interação entre falantes que usam uma língua estrangeira, especificamente, o inglês devido ao seu status de Língua Franca, para comunicação. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão e concepções sobre os aspectos culturais e a respeito da importância da abordagem intercultural na aquisição de uma língua estrangeira para se evitar o choque cultural durante a interação. O embasamento teórico do presente estudo são autores da Linguística Aplicada, uma vez que essa área se preocupa com fatos da língua em uso, tais como: Kramsch (1998), Lima (2012), Rajagopalan (2003, 2009), Silva (2016) entre outros. A metodologia escolhida foi de cunho qualitativo e interpretativo, utilizando-se o estudo de caso. Como instrumento de produção de dados, optamos por entrevistas semiestruturadas, tendo como participantes os professores do curso de graduação Letras/Inglês, do Departamento de Ciências Humanas - Campus VI da UNEB, que fizeram alguma viagem internacional e utilizaram a língua inglesa como Língua Franca. Os resultados preliminares apontam que as reflexões propostas neste texto a respeito da identidade cultural e da tomada de consciência a respeito da Abordagem Intercultural são relevantes no uso da língua inglesa como Língua Franca.
Palavras-chave: Identidade cultural
Inglês como língua franca
Interculturalidade
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: MOURA, M. A.; SILVA, R. F. A influência da identidade cultural na interação entre falantes nativos e não nativos. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 213-223.
Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0 DEED). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ .
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18832
Aparece nas coleções:VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InfluenciaIdentidadeCulturalFalantes.pdf829,34 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.