Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18843
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Livro didático de inglês e traços de (de)colonialidade
Autor : Santos, Lucas Natan Alves dos
Fecha de publicación : oct-2023
Resumen: Nos livros didáticos (LDs) de inglês produzidos por grandes editoras e importados para a sala de aula de diversos países, é comum ser apresentado um modelo de falante ideal ao longo das páginas desses materiais: esse falante é branco, heterossexual e nativo, ora dos Estados Unidos, ora da Inglaterra. Os LDs de língua inglesa, no Brasil, adotados nas escolas públicas são selecionados a partir de um processo assistido pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que dentre seus objetivos está a oferta de livros que se aproximem da realidade de professores/as e aluno/as, trazendo discussões relevantes para o mundo atual. Desse modo, este trabalho visa apresentar uma análise da presença/ausência de traços de (de)colonialidade na seção Be an Agent of Change do livro didático Peacemakers (8º ano) (Amos; Condi, 2018). Em relação à metodologia, consiste em uma pesquisa qualitativa, documental, de base interpretativista, resultante de uma atividade materializada durante o semestre letivo 2023.1, especificamente na disciplina Linguística Aplicada e Estudos Decoloniais do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (PPGL/UFS). Os resultados revelam, que apesar de nas imagens dispostas na seção aparecerem indivíduos de povos indígenas e da temática se pautar nas tradições orais, não se menciona quais são aquelas comunidades, em quais estados/países elas encontram-se. Ademais, não há perguntas que fomentem uma problematização/reflexão por parte do alunado a partir do uso e da leitura de tais imagens, não aproximando-as de um aprofundamento da temática abordada. É possível, portanto, considerar que, embora a seção seja nomeada como “seja um/a agente da mudança”, não houve uma mudança por parte dos organizadores na forma de integrar/pensar os indígenas à/na seção do LD, estando as imagens distantes da atividade proposta, contribuindo para uma perspectiva colonizadora/colonizante de enxergá-los.
Palabras clave : (De)colonialidade
Livro didático
Língua inglesa
ISSN : 2236-2061
Es parte de: Anais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023
Idioma : por
Institución: LINC/UFS
Citación : SANTOS, L. N. A. Livro didático de inglês e traços de (de)colonialidade. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 141-153.
License: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0 DEED). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ .
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18843
Aparece en las colecciones: VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LivroDidaticoInglesDecolonialidade.pdf1,95 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.