Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1885
Tipo de Documento: Artigo
Título : Violência de gênero: estratégias para a formação do leitor
Otros títulos : Gender violence: strategies for reader formation
Autor : Gomes, Carlos Magno
Fecha de publicación : dic-2015
Resumen : Este artigo apresenta uma estratégia de ensino de literatura a partir dos estudos de gênero, com a finalidade de ampliar o horizonte de expectativa do leitor, debatendo sobre a violência contra a mulher. Como corpus, sugerimos uma releitura de contos contemporâneos de Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon e Marina Colasanti. Para tanto, exploramos as especificidades da leitura literária e da formação do leitor, levando em conta as questões ideológicas e culturais que envolvem a representação de gênero. Entre os conceitos explorados, destacamos as concepções de ensino de literatura, de Annie Rouxel; de leitor colaborador, de Umberto Eco; e particularidades da violência de gênero, de Lia Zanotta Machado. Esse modelo de leitura rompe com interpretações patriarcais da violência de gênero, abrindo espaço para refletirmos sobre o quanto as agressões físicas e psicológicas são construídas por referências desrespeitosas ao direito da mulher e para ouvirmos o grito feminino presente no texto literário._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This article presents a strategy of literature teaching based on gender studies; it debates violence against women in order to expand the reader’s horizon of expectation. We suggest a reinterpretation of contemporary short stories by Lygia Fagundes Telles, Nelida Piñon and Marina Colasanti. To that end, we explore the specificities of literary reading and reader formation, considering the ideological and cultural issues involving gender representation. Among the concepts explored, we highlight Annie Rouxel´s concept of literature teaching, the notion of cooperative reader, proposed by Umberto Eco, and the characteristics of gender violence enrolled by Lia Zanotta Machado. This reading proposal breaks with patriarchal interpretations of gender violence, leaving space for the reader to hear women screams in the literary text and to reflect about how physical and psychological aggressions are built by disrespectful references to women rights.
Palabras clave : Leitura e estudos de gênero
Recepção
Leitor colaborativo
Reading and gender studies
Reception
Cooperative reader
ISSN : 1984-381X
Institución / Editorial : Departamento de Linguística, Letras e Artes da URI/Frederico Westphalen
Citación : GOMES, C. M. Violência de gênero: estratégias para a formação do leitor. Revista Língua & Literatura, Frederico Westphalen, v. 17, n. 30, dez. 2015. Disponível em: <http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1958>. Acesso em: 31 jan. 2017.
License: Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/1885
Aparece en las colecciones: DELI - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ViolenciaGeneroFormacaoLeitor.pdf151,11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.