Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18878
Document Type: | Dissertação |
Title: | Roteirizando a história de Lauro de Freitas no google earth: os caminhos da identidade local e da aprendizagem histórica em escola pública |
Authors: | Silva, Jéssica Tássia Araújo da |
Issue Date: | 31-Oct-2023 |
Advisor: | Pinheiro, Lucas Miranda |
Resumo : | Essa pesquisa tem a finalidade de analisar como as temáticas relacionadas ao município de Lauro de Freitas podem ser ensinadas com base no programa digital de geolocalização do Google, de modo que seja possível colaborar na construção identitária e na aprendizagem histórica de estudantes da Escola Municipal Miguel Arraes. A prática docente nesta escola pública revelou que os aprendizes não se identificam com a referida cidade, sobretudo por desconhecerem os seus processos pretéritos. Assim sendo, o então trabalho aborda a trajetória laurofreitense com foco em suas áreas periféricas, visando adotar uma perspectiva decolonial de ensino e, ao mesmo tempo, promover a identificação do aprendizes ao lugar, haja vista que as áreas margeadas de tal município portam patrimônios materiais e intangíveis, fatos e sujeitos atrelados às matrizes afro-indígenas e populares. Pretende-se demonstrar, ainda, como a temática local pode servir de laboratório histórico, possibilitando uma didática norteada pela tese da Literacia Histórica de Peter Lee, que defende a inserção de métodos historiográficos no processo de ensino-aprendizagem. Com interesse em discutir a interface entre a história local e o campo tecnológico, tal trabalho acadêmico indica que a urbe seja estudada no ambiente virtual, através do Google Earth - programa repleto de imagens de satélite de inúmeras partes do Globo e de tecnologia de simulação 3D em ruas, que permite vislumbrar patrimônios, bem como a sensação de imersão nos espaços observados. O produto da pesquisa, é um Ebook destinado aos professores de história para uso nas turmas do Ensino Fundamental II, que contém itinerários pedagógicos e roteiros virtuais sobre as áreas laurofreitenses, executáveis na plataforma GE. O material pretende facilitar a compreensão da realidade laurofreitense considerando a interseção entre as dimensões didática, decolonial e digital. |
Abstract: | This research aims to analyze how themes related to the municipality of Lauro de Freitas can be taught based on Google's digital geolocation program, so that it is possible to collaborate in the identity construction and historical learning of students at Escola Municipal Miguel Arraes . Teaching practice at this public school revealed that apprentices do not identify with the aforementioned city, mainly because they are unaware of its past processes. Therefore, the work addresses the trajectory of Laurofreitense with a focus on its peripheral areas, aiming to adopt a decolonial perspective of teaching and, at the same time, promote the identification of apprentices with the place, given that the areas bordering this municipality have material heritage. and intangibles, facts and subjects linked to Afro-indigenous and popular matrices. It is also intended to demonstrate how local themes can serve as a historical laboratory, enabling teaching guided by Peter Lee's Historical Literacy thesis, which defends the insertion of historiographical methods in the teaching-learning process. With an interest in discussing the interface between local history and the technological field, such academic work indicates that the city be studied in the virtual environment, through Google Earth - a program full of satellite images from numerous parts of the Globe and 3D simulation technology in streets, which allows a glimpse of heritage, as well as the feeling of immersion in the spaces observed. The product of the research is an Ebook aimed at history teachers for use in Elementary School II classes, which contains pedagogical itineraries and virtual itineraries about the areas of Laurofreitense, executable on the GE platform. The material aims to facilitate the understanding of the Laurofreitense reality considering the intersection between didactic, decolonial and digital dimensions. |
Keywords: | Aprendizagem histórica História local Identidade Lauro de Freitas Historical learning Google earth Local history Identity |
Subject CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Sponsorship: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Program Affiliation: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História |
Citation: | SILVA, Jéssica Tássia Araújo da. Roteirizando a história de Lauro de Freitas no google earth: os caminhos da identidade local e da aprendizagem histórica em escola pública. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18878 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JESSICA_TASSIA_ARAUJO_SILVA.pdf | 36,05 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.