Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18905
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Mapeamento da produção científica acerca do ensino do cuidado humanizado: contexto, fundamentação teórica e metodológica
Otros títulos : Mapping of scientific production on teaching humanized care: context, theoretical and methodological foundation
Autor : Oliveira, Andressa Galindo Alves de Melo
Xypas, Constantin
Cavalcanti, José Dilson Beserra
Fecha de publicación : sep-2022
Resumen: O cuidado humanizado tem sido alvo de significativos debates na formação em saúde. As investigações acerca do seu ensino nos permitem compreender a realidade estabelecida no percurso formativo dos enfermeiros, e nos possibilita responder à questão central que norteia este estudo: Como o cuidado humanizado tem sido ensinado nos dias atuais? Dessa maneira, no presente artigo apresentamos um esboço do panorama das diversas produções – teses e dissertações, no período de 2011 a 2020. Para isso, utilizamos a metodologia do mapeamento vertical, objetivando enxergar os problemas analisados, as tendências teórico-metodológicas e as perspectivas para novas pesquisas acerca do ensino da humanização, além de apresentarmos os contextos pedagógicos imbricados no processo de ensino-aprendizagem desse cuidado. Apesar de constatarmos o interesse dos estudos pela temática, observamos uma certa limitação no olhar dessas investigações, as quais fundamentavam o cuidado humanizado exclusivamente nas políticas públicas, além de identificarmos uma tendência principal que emprega esforços para promover mudanças no ensino considerando, na maioria das vezes, apenas o discurso do professor e/ou limitando as experiências dos estudantes sem considerar o que o leva a aprender.
Resumen : Humanized care has been the subject of significant debates in health education. Investigations into their teaching allow us to understand the reality established in the training course of nurses, and allow us to answer the central question that guides this study: How has humanized care been taught today? In this way, in this article we present an outline of the panorama of the various productions - theses and dissertations, in the period from 2011 to 2020. For this, we use the methodology of vertical mapping, aiming to see the problems analyzed, the theoretical-methodological trends and the perspectives for further research on the teaching of humanization, in addition to presenting the pedagogical contexts imbricated in the teaching-learning process of this care. Although we found the interest of studies on the subject, we observed a certain limitation in the look of these investigations, which based humanized care exclusively on public policies, in addition to identifying a main trend that employs efforts to promote changes in teaching considering, in most cases, , just the teacher's discourse and/or limiting students' experiences without considering what drives them to learn.
Palabras clave : Ensino do cuidado humanizado
Formação de enfermeiros
Cuidado humanizado
Teaching humanized
Training of nurses
Humanized care
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18905
Aparece en las colecciones: Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MapeamentoProdCientificaEnsinoCuidadoHumanizado.pdf133,62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.