Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18907
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: A Síndrome de Burnout e os impactos do ensino remoto em professores de educação superior: uma revisão integrativa
Other Titles: The Burnout Syndrome and the impacts of remote learning on higher education teachers: an integrative review
Authors: Alves, Morgana Oliveira
Santana, Anthony Fábio Torres
Alves, Natália Milly de Souza
Issue Date: Sep-2022
Resumo : A Síndrome de Burnout foi reconhecida como doença pela Organização Mundial de Saúde como uma síndrome ocupacional resultante de um estresse crônico. Neste sentido, a vida dos docentes tem se mostrado bastante desafiadora desde que o ensino remoto foi tido como a única opção diante do cenário pandêmico. Portanto, é necessário refletir sobre o surgimento da Síndrome de Burnout, bem como os impactos desta síndrome na vida do professor universitário, principalmente, durante o último ano, a partir das atividades remotas. Desse modo, este estudo tem como objetivo analisar a Síndrome de Burnout em docentes como decorrência do ensino remoto na educação superior.Para tanto, considerou-se fundamental abordar a temática relacionada à perspectiva da etiologia, às repercussões biopsicossociais e às estratégias de enfrentamento. Com o presente estudo, verificou-se a necessidade de uma intervenção capaz de entender o docente e a sua profissão, incentivando-o a reconhecer suas potencialidades e limitações. Por fim, ao analisar os estudos até então publicados, verificou-se a escassez de produções que abordem esta temática diretamente ligada ao ensino remoto. Assim, espera-se que esteartigo contribua com a literatura, bem como estimule outros pesquisadores da área a realizarem estudos que ajudem a sanar as lacunas existentes no contexto atual.
Keywords: Síndrome de Burnout
Ensino remoto
Educação superior
Burnout Syndrome
Remote teaching
College education
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18907
Appears in Collections:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SindromeBurnoutImpactosEnsinoRemoto.pdf163,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.