Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18907| Document Type: | Trabalhos em Eventos |
| Title: | A Síndrome de Burnout e os impactos do ensino remoto em professores de educação superior: uma revisão integrativa |
| Other Titles: | The Burnout Syndrome and the impacts of remote learning on higher education teachers: an integrative review |
| Authors: | Alves, Morgana Oliveira Santana, Anthony Fábio Torres Alves, Natália Milly de Souza |
| Issue Date: | Sep-2022 |
| Resumo : | A Síndrome de Burnout foi reconhecida como doença pela Organização Mundial de Saúde como uma síndrome ocupacional resultante de um estresse crônico. Neste sentido, a vida dos docentes tem se mostrado bastante desafiadora desde que o ensino remoto foi tido como a única opção diante do cenário pandêmico. Portanto, é necessário refletir sobre o surgimento da Síndrome de Burnout, bem como os impactos desta síndrome na vida do professor universitário, principalmente, durante o último ano, a partir das atividades remotas. Desse modo, este estudo tem como objetivo analisar a Síndrome de Burnout em docentes como decorrência do ensino remoto na educação superior.Para tanto, considerou-se fundamental abordar a temática relacionada à perspectiva da etiologia, às repercussões biopsicossociais e às estratégias de enfrentamento. Com o presente estudo, verificou-se a necessidade de uma intervenção capaz de entender o docente e a sua profissão, incentivando-o a reconhecer suas potencialidades e limitações. Por fim, ao analisar os estudos até então publicados, verificou-se a escassez de produções que abordem esta temática diretamente ligada ao ensino remoto. Assim, espera-se que esteartigo contribua com a literatura, bem como estimule outros pesquisadores da área a realizarem estudos que ajudem a sanar as lacunas existentes no contexto atual. |
| Keywords: | Síndrome de Burnout Ensino remoto Educação superior Burnout Syndrome Remote teaching College education |
| ISSN: | 1982-3657 |
| Is part of: | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
| Language: | por |
| Publisher / Institution : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
| License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18907 |
| Appears in Collections: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| SindromeBurnoutImpactosEnsinoRemoto.pdf | 163,05 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
