Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18917
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Estudos sobre o gênero canção em documentos oficiais de educação |
Otros títulos : | Studies on the song genre on official documents of education |
Autor : | Sena, Lucas dos Santos Santos, Rikelly Bezerra dos |
Fecha de publicación : | sep-2022 |
Resumen: | Por considerar que os gêneros textuais representam um aspecto fundamental do processo comunicativo e que, dessa forma, seu estudo em sala de aula faz-se extremamente necessário, este artigo traz discussões a respeito da maneira como os gêneros, em particular a Canção, são trabalhados nos Documentos Oficiais da Educação (PCNs e BNCC). De início abordaremos concepções a respeito dos gêneros textuais e da Canção, por se tratar de um gênero de caráter híbrido (textual, musical e discursivo). Em seguida, apresentaremos os documentos, elencando os principais aspectos e diferenças entre eles e desenvolvendo o conteúdo das áreas de linguagens e língua portuguesa. Assim, tratamos de analisar as principais bases curriculares com o intuito de nos aprofundarmos nessas questões para a sala de aula. Por conseguinte, retiramos os textos em análises de alguns autores que tem como visão enaltecer essas discussões, como Luiz Antônio Marcuschi e Nelson Barros da Costa, além de utilizarmos o livro Análise de discurso, de Eni Orlandi, por ter a base de como analisar os trechos citados dos documentos oficiais como PCN e BNCC. Objetiva-se assim, compreender a importância que se tem os gêneros textuais e colocando em ênfase o gênero canção, nosso foco principal, para auxílio da aprendizagem. |
Resumen : | Considering that the textual genres represent a fundamental aspect of the communication process, and thus their study in the classroom makes itself extremely necessary, this article brings discussions on the way the genres, in particular the Song, are approached on the Official Documents of Education (PCNs and BNCC). At first, we will show conceptions about the textual genres and the Song, for it is a genre of hybrid characteristics (textual, musical and discursive). Secondly, we will present the Documents, listing their main aspects and the differences between them and expanding the content of Languages (in general) and Portuguese Language areas. This way, we managed to analyze the main curriculum bases to better understand these matters to the classroom. Therefore, we selected text parts from authors that have an eye that privileges these discussions, like Luiz Antônio Marcuschi and Nelson Barros da Costa, in addition to using the book Análise de Discurso, by Eni Orlandi, for it has the foundation on how to analyze the text parts quoted on the documents like PCNs and BNCC. We aimed, thus, to comprehend the textual genre’s importance and emphasize the Song, our study object, as a helping feature on the learning process. |
Palabras clave : | Gêneros textuais Canção Documentos oficiais de educação Textual genres Song Official documents of education |
ISSN : | 1982-3657 |
Es parte de: | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18917 |
Aparece en las colecciones: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EstudosSobreGeneroCancaoDocOficiaisEducacao.pdf | 129,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.