Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18925
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Para quê especialização? sobre o papel da pós-graduação lato sensu na formação dos especialistas |
Título(s) alternativo(s): | What's with the specialization? on the role of lato sensu graduate studies in the training of specialists |
Autor(es): | Sousa Filho, Francisco Gonçalves de |
Data do documento: | Set-2022 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivos conhecer a história e legislação da pós-graduação lato sensu , refletir sobre a relevância dos cursos de especialização na formação dos egressos e discutir as dificuldades de ingressar no mercado de trabalho apenas com título de especialista. A revisão de literatura incluiu a legislação e as produções acadêmicas sobre o assunto. A fundamentação teórica está baseada nas reflexões de Hamburger (1980) sobre a finalidade da pós-graduação; Oliveira (1994) sobre a história dos cursos de especialização no Brasil; Oliven et. al. (2002) sobre a educação superior no Brasil e Souza (2001) sobre LDB e ensino superior: estrutura e funcionamento, entre outros. As análises apontam que a pós-graduação lato sensu tem como finalidade o aperfeiçoamento técnico para o trabalho e que as dificuldades de ingressar no mercado apenas com o título de especialista estão relacionadas com uma confusão conceitual persistente quanto às funções e finalidades das pós-graduações lato e stricto sensu estabelecendo uma espécie de hierarquização e subordinação entre essas modalidades educacionais. |
Abstract: | This article aims to know the history and legislation of postgraduate studies lato sensu, to reflect on the relevance of specialization courses in the training of graduates and to discuss the difficulties of entering the job market with only a specialist title. The literature review included legislation and academic productions on the subject. The theoretical foundation is based on Hamburger’s (1980) reflections on the purpose of graduate studies; Oliveira (1994) on the history of specialization courses in Brazil; Oliven et al. (2002) on highter education in Brazil and Souza (2001) on LDB and higher education: structure and functioning, among others. The analyzes point out that the lato sensu postgraduate course aims at technical improvement for the work and that the difficulties of entering the market only with the title of specialist are related to a persistent conceptual confusion regarding the functions and purposes of postgraduate studies lato and stricto sensu, establishing a kind of hierarchy and subordination between these educational madalities. |
Palavras-chave: | Ensino superior Pós-graduação Especialização University education Postgraduate studies Specialization |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18925 |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ParaQueEspecializacao.pdf | 135,37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.