Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18927
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Estudantes zumbis e formatação docente - (con)formados para ouvir e calar
Otros títulos : Zombie students and teacher formatting - conformed to listen and shut up
Autor : Moura, Rafael Matias de
Fecha de publicación : sep-2022
Resumen: O artigo em questão discute reflexões derivadas da nossa pesquisa de doutorado sobre a formação de professores e as limitações do ensino superior da atualidade. Também apresentamos novos desafios do ensino superior à luz da Formação de Si, enquanto projeto de formação humana. Defendemos que os modelos formativos atuais são excessivamente voltados à formação para o mercado de trabalho, e isso liquidifica valores humanos. Em contexto, denominamos de formatação profissional esse processo de ajuste ao mundo da tecnologia e do trabalho, de forma que desvaloriza questões humanísticas do contexto educacional. O processo de tecnologização e marketing educativa culminou com novas possibilidades de ensino fundadas na tecnologização, que se baseia na transmissão de conhecimentos e na morte dos sentidos dos estudantes, caracterizados como "estudantes zumbis".
Resumen : The article in question discusses reflections derived from our doctoral research about teacher formation and the limitations of higher education today. We also present new challenges of higher education in the light of Sel Formation, as a human formation project. We defend that current training models are excessively focused on training for the job market, and this liquefies human values. In context, we call this process of adjustment to the job market of technology in the form of professional formatting, in a way that devalues ??the humanistic questions ??of the educational context. The process of technologization and educational marketing culminated in new teaching possibilities based on technologization, which is based on the transmission of knowledge and the death of the students' senses, characterized as "zombie students".
Palabras clave : Formatação docente
Formação de si
Estudantes zumbis
Modernidade líquida
Teaching formatting
Self formation
Liquid modernity
Zombie students
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18927
Aparece en las colecciones: Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EstudantesZumbisFormatacaoDocente.pdf142,38 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.