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Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: A antecipação em contexto de escrita colaborativa no ensino fundamental
Other Titles: Anticipation in the context of collaborative writing in elementary school
Authors: Oliveira, Dayane Rocha de
Felipeto, Cristina
Issue Date: Sep-2022
Resumo : Este artigo objetiva investigar as antecipações relacionadas às atividades epi e metalinguísticas de alunos recém-alfabetizados que participam de processos de escrita colaborativa em sala de aula e em díades. A ancoragem teórica parte da Linguística Enunciativa benvenistiana e da Genética de Textos, com a contribuição da Psicologia Cognitiva. Essas teorias, aliadas ao Sistema Ramos - dispositivo metodológico utilizado para capturar, simultaneamente, processos de escritura em tempo e espaço real da sala de aula - devem fornecer pistas para a compreensão das formas pelas quais as antecipações ocorrem enquanto os alunos escrevem e/ou dialogam sobre o que escrevem. O trabalho observará a forma mais comum das antecipações em textos escritos colaborativamente, a saber, a antecipação que produz uma interrupção do processo enunciativo ou as produzidas por uma dessincronização entre os processos cognitivos de planificação do enunciado e sua execução motora. A pesquisa é composta por 4 processos de escrita do 2º ano do ensino fundamental, sendo 2 de uma escola em Aveiro, Portugal e 2 de uma escola em Maceió, Brasil. Nesta primeira análise, os dados apontaram para um maior aparecimento de antecipações com movimento prospectivo, ou seja, aquela em que as dúvidas são apresentadas antes da escrita.
Abstract: This article aims to investigate anticipations related to epi and metalinguistic activities of newly literate students who participate in collaborative writing processes in the classroom and in dyads. The theoretical anchoring starts from the Benvenistian Enunciative Linguistics and Text Genetics, with the contribution of Cognitive Psychology. These theories, allied to the Ramos System - a methodological device used to capture, simultaneously, writing processes in real time and space in the classroom - should provide clues to the understanding of the ways in which anticipations occur while students write and/or or talk about what they write. The work will observe the most common of anticipations in collaboratively written texts, namely, the anticipation that produces an interruption of the enunciative process or those produced by a desynchronization between the cognitive processes of planning the utterance and its motor execution. The research consists of 4 writing processes of the 2nd year of elementary school, 2 from a school in Aveiro, Portugal and 2 from a school in Maceió, Brazil. In this first analysis, the data pointed to a greater appearance of anticipations with a prospective movement, that is, the one in which doubts are presented before writing.
Keywords: Antecipação
Escrita colaborativa
Epilinguagem
Metalinguagem
Anticipation
Collaborative writing
Epilanguage
Metalanguage
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18930
Appears in Collections:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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