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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18933
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | As atividades metalinguísticas na escritura em díade |
Otros títulos : | Metalinguistic activities in dyad scripture |
Autor : | Silva, Maria Auxiliadora da |
Fecha de publicación : | sep-2022 |
Resumen: | O presente estudo é uma investigação primária das atividades epi/metalinguísticas que ocorrem durante o processo de escrita em sala de aula, de estudantes do quarto ano da educação básica, em situações de produção textual em díade. O arcabouço teórico vem da Linguística enunciativa benvenistiana e da Genética de Textos, respaldado pelas contribuições da Psicologia Cognitiva. Buscamos compreender como elementos epilinguísticos e metalinguísticos são ativados na construção das personagens durante as atividades do texto em curso. Os dados de análise foram coletados na escola Esgueira em Portugal, capturados em tempo real por meio do Sistema Ramos, que consiste em um mecanismo de captura multimodal em tempo e espaço da sala de aula. A análise para o esclarecimento desses dados suscita a necessidade de revelar os múltiplos aspectos relacionados ao objeto de pesquisa: o texto em curso, além de expor outros elementos metatextuais. A grande contribuição trazida por este estudo foi a percepção de que forma a prática de atividades com escrita colaborativa, contribui para que os alunos melhorem as suas competências da escrita, a nível individual. Conclui- se que, embora os alunos façam uso de conhecimentos metalinguísticos, há prevalência de eventos epilinguísticos. |
Resumen : | The present study is a primary investigation of the epi/metalinguistic activities that occur during the writing process in the classroom, of students of the fourth year of basic education, in situations of dyad textual production. The theoretical framework comes from Benvenist's Enunciative Linguistics and Text Genetics, supported by the contributions of Cognitive Psychology. We seek to understand how epilinguistic and metalinguistic elements are activated in the construction of characters during the activities of the text in progress. The analysis data were collected at the Esgueira school in Portugal, captured in real time through the Ramos System, which consists of a multimodal capture mechanism in classroom time and space. The analysis to clarify these data raises the need to reveal the multiple aspects related to the research object: the text in progress, in addition to exposing other metatextual elements. The major contribution brought by this study was the perception of how the practice of activities with collaborative writing helps students improve their writing skills, at an individual level. It is concluded that, although the students make use of metalinguistic knowledge, there is a prevalence of epilinguistic events. |
Palabras clave : | Genética textual Conhecimento epilinguístico Conhecimento metalinguístico Escrita colaborativa Textual genetics Epilinguistic knowledge Metalinguistic knowledge Collaborative writing |
ISSN : | 1982-3657 |
Es parte de: | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18933 |
Aparece en las colecciones: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
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AtividadesMetalinguisticasEscrituraDiade.pdf | 139,88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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