Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18936
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Relações com os saberes de jogos e brincadeiras de matriz africana
Other Titles: Relationships with the knowledge of games and play of african origin
Authors: Amaral, Pedro Gabriel Viana do
Issue Date: Sep-2022
Resumo : Este artigo teve enquanto objetivos: compreender os modos com que crianças do 4º e 5º ano do ensino fundamental, se relacionam com os saberes dos jogos e brincadeiras africanas, narrar sobre este processo de ensino-aprendizagem e investigar como as estratégias utilizadas pelo professorpesquisador, contribuíram para uma educação que valorizasse as relações étnico-raciais. Por meio da perspectiva metodológica das relações com o saber de Charlot (2000) e da pesquisa-ação de Engel (2000), observou-se que as crianças construíram relações identitárias com as vivências e experiências, refletindo, discutindo, questionando, pesquisando e valorizando estes saberes assim como incorporando algumas das brincadeiras aprendidas no cotidiano escolar.
Abstract: The aims of this article were: to understand the ways in which children of the 4th and 5th grade of elementary school relate to the knowledge of African games and play, narrate about this teachinglearning process and investigate how the strategies used by the teacher-researcher contributed to an education that valued ethnic-racial relations. Through the methodological perspective of the relations with knowledge by Charlot (2000) and the action research by Engel (2000), it was observed that the children built identity relations with the experiences, reflecting, discussing, questioning, researching and valuing this knowledge, as well as incorporating some of the games learned in their daily school life.
Keywords: Relações com o saber
Jogos de matriz africana
Brincadeiras de matriz africana
Relationships with knowledge
African games
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18936
Appears in Collections:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelacoesSaberesJogosBrincadeirasMatrizAfricana.pdf669,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.