Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18940
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: As metodologias ativas na aprendizagem: concepções e apreensões na utilização das ferramentas digitais gratuitas online na avaliação no ensino fundamental anos iniciais
Título(s) alternativo(s): Active methodologies in learning: conceptions and appreciations in the use of free online digital tools in evaluation in elementary school early years
Autor(es): Carvalho, Elizabete dos Santos
Bispo, Matheus Luamm Santos Formiga
Data do documento: Set-2022
Resumo: O presente trabalho de modo geral aborda as metodologias ativas assim como as ferramentas digitais gratuitas para logo entender como a junção dessas favorece a avaliação. O principal objetivo deste trabalho é conhecer as metodologias ativas, que juntamente com as ferramentas digitais, serão efetivas no desenvolvimento de atividades que favoreçam o ensino aprendizado do aluno, assim como também possibilite ao professor uma melhor forma de análise no processo avaliativo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com base nos seguintes autores: Both (2011); Carvalho e Sunaga (2015); Do Amaral (2019); Machado e Silva (2017); Rodrigues (2015). Ao final concluiu-se que as ferramentas digitais podem ser uma aliada muito oportuna das metodologias ativas no processo de avaliação, visto que estamos passando por um momento diferenciado da história recente da humanidade, pois muitas dessas favorecem as várias oportunidades de utilização.
Abstract: The present work in general approaches the active methodologies as well as the free digital tools to soon understand how the combination of these favors the evaluation. The main objective of this work is to know the active methodologies, which together with the digital tools, will be effective in the development of activities that favor the teaching and student learning, as well as enabling the teacher to better analyze the evaluation process. The methodology used was bibliographic research based on the following authors: Both (2011); Carvalho and Sunaga (2015); Do Amaral (2019); Machado and Silva (2017); Rodrigues (2015). In the end, it was concluded that digital tools can be a very opportune ally of active methodologies in the evaluation process, as we are going through a different moment in the recent history of humanity, as many of them favor the various opportunities for use.
Palavras-chave: Avaliação
Ferramentas digitais
Metodologias ativas da aprendizagem
Active learning methodologies
Digital tools
Assessment
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18940
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MetodologiasAtivasAprendizagem.pdf140,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.