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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Letramento e emancipação digital cidadã: uma revisão de literatura
Otros títulos : Literacy and digital citizen emancipation: a literature review
Autor : Lacerda, Marcelo Miranda
Fecha de publicación : sep-2022
Resumen: Este artigo deriva da Tese “LETRAMENTO E EMANCIPAÇÃO DIGITAL CIDADÃ: cartografias e rastros na constituição de Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais”, no âmbito da linha de pesquisa Educação, Desenvolvimento e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Educação UNISINOS. A tese se orienta a partir do seguinte problema: como o desenvolvimento de práticas pedagógicas gamificadas contribui para o letramento e a emancipação digital cidadã na educação básica, em um contexto híbrido e multimodal? A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Como metodologia para o seu desenvolvimento, foi utilizado o método cartográfico de pesquisa-intervenção proposto por Kastrup (2008); Passos, Kastrup e Escóssia (2009); dentre outros. O objetivo deste recorte de Tese consiste em Fazer uma revisão de literatura sobre Letramento Digital e Emancipação Digital, e cidadã consumando na perspectiva abordada na Tese: Letramento e Emancipação digital e Cidadã. Pode-se concluir que hoje não se pode pensar em LD sem evidenciar a presença e o “Fazer” .do sujeito num ecossistema educacional composto por Humanos e não Humanos na construção de um ambiente emancipatório e mais cidadão, oportunizando a constituição de uma sociedade digital e cidadã.
Resumen : This article derives from the Thesis “LITERACY AND DIGITAL CITIZEN EMANCIPATION: cartographies and traces in the constitution of Hybrid and Multimodal Living Spaces”, within the scope of the Education, Development and Technologies research line of the UNISINOS Graduate Program in Education. The thesis is guided by the following problem: how does the development of gamified pedagogical practices contribute to literacy and citizen digital emancipation in basic education, in a hybrid and multimodal context? The research is qualitative, exploratory and descriptive. As a methodology for its development, the cartographic research-intervention method proposed by Kastrup (2008) was used; Passos, Kastrup and Escóssia (2009); among others. The purpose of this Thesis cut is to review the literature on Digital Literacy and Digital Emancipation, and consummate citizen in the perspective addressed in the Thesis: Digital Literacy and Emancipation and Citizen. It can be concluded that today one cannot think about textbooks without highlighting the presence and the “Doing”. and citizen.
Palabras clave : Letramento digital
Emancipação
Cidadania digital
Digital literacy
Emancipation
Digital citizenship
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18942
Aparece en las colecciones: Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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