Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18948
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: As implicações da interseccionalidade no mundo do trabalho: um olhar sobre a profissão de árbitras
Título(s) alternativo(s): Las Implicaciones de la Interseccionalidad en el mundo del trabajo: una mirada a la profesíon de árbritras
Autor(es): Jobim, Letícia Mossate
Data do documento: Set-2022
Resumo: As mulheres têm ocupado cada vez mais espaço no mundo do trabalho, entretanto, isso não significa que a igualdade entre os sexos está sendo alcançada. Ainda há muita discriminação e hierarquização no ambiente de trabalho, em especial em profissões que historicamente foram ocupadas por homens. Deste modo, consideramos importante aprofundar os estudos nessas profissões. Para isso analisamos as trajetórias de três mulheres que exercem uma profissão que por muito tempo foi considerada inadequada às mulheres: a arbitragem no futebol. Convidamos três árbitras de futebol, para narrarem sobre suas trajetórias profissionais, os desafios e as conquistas no decorrer das mesmas. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizamos o método biográfico, aliado aos estudos de gênero e trabalho, sob as lentes da interseccionalidade. Percebemos que ainda há muitos tabus que precisam ser derrubados, que em sua maioria, estão atrelados a uma suposta ‘natureza feminina’ e habilidades ‘inatas’.
Abstract: Las mujeres han ocupado cada vez más espacio en el mundo laboral, sin,embargo, esto no significa que se esté logrando la igualdade entre los sexos. Todavía existe mucha discriminación y jerarquía en el ambiente laboral, especialmente em profesiones que históricamente han sido ocupadas por hombres. De este modo, consideramos importante profundizar los estudios en estas profesiones. Para eso, analizamos las trayectorias de três mujeres que ejercen uma profesión que durante mucho tiempo se consideró inapropriada para las mujeres: el arbitraje en el fútbol. Invitamos a tres árbitras de fútbol a narrar sobre sus trayectorias profesionales, los retos e los logros en el transcurso de las mismas. Para el desarollo de la investigación se utilizo el método biográfico combinado com estudios de género y trabajo, bajo el lente de la interseccionalidad. Nos damos cuenta de que todavía hay muchos tabúes que deben romperse, la mayoría de los cuales están relacionados con una supuesta ‘naturaleza femenina’y habilidades ‘innatas’.
Palavras-chave: Interseccionalidade
Mundo do trabalho
Divisão sexual do trabalho
Interseccionalidad
Mundo del trabajo
División sexual del trabajo
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18948
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImplicacoesInterseccionalidadeMundoTrabalho.pdf146,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.