Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18953
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Carolina Maria de Jesus e a formação do leitor literário para além dos cânones: abordagem com alunos do primeiro ano do ensino médio EBTT do IFAL
Título(s) alternativo(s): Carolina Maria de Jesus y la formación del lector literario más allá de los cánones: aproximación a los alumnos de bachillerato EBTT de IFAL
Autor(es): Santos, Camila Silva
Data do documento: Set-2022
Resumo: Esse texto relata a experiência de uma atividade de formação de leitores, proposta pela disciplina Língua Portuguesa I, no Instituto Federal de Alagoas, com turmas do ensino remoto, no período da pandemia de COVID-19. Entendendo a literatura como forma de libertar, humanizar e instruir buscou-se apresentar a escritora Carolina Maria de Jesus e a sua obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada, para desenvolver nos educandos os letramentos literários, numa tentativa de não reforçar a escolha das instituições pelos cânones, como também de discutir temas como racismo, miséria e apagamentos sociais. Nesse sentido, com amparo nas concepções de Rojo (2015), Cosson (2018), Candido (1995), Dionísio (2014), Zilberman (2009), Freire (1991), Soares (2003) e Ferrez (2005), entre outros sobre (multi) letramentos, multimodalidade e literatura marginal, intentou-se orientar os educandos para uma leitura significativa, prazerosa e engajada, privilegiando os sujeitos envolvidos, com o escopo de afastar preconceitos. Como resultado, obteve-se a clareza de que a formação do leitor literário é possível, com muitos desafios, não só pelo distanciamento do ensino remoto, mas pela grandiosidade da tarefa de levar a leitura para a vida dos discentes.
Abstract: Este texto reporta la experiencia de una actividad de formación de lectores, propuesta por la asignatura Lengua Portuguesa I, en el Instituto Federal de Alagoas, con clases de enseñanza a distancia, durante la pandemia de COVID-19. Entendiendo la literatura como forma de liberar, humanizar y educar se buscó presentar la escritora Carolina Maria de Jesus y su obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada, para desarrollar los letramentos literarios en los estudiantes, en un intento de no reforzar la elección de los cánones por las instituciones como también para discutir el racismo, la miseria y los borrados sociales. En este sentido y basado en las concepciones de Rojo (2015), Cosson (2018), Candido (1995), Dionísio (2014), Zilberman (2009), Freire (1991), Soares (2003) y Ferrez (2005) sobre (multi) letramentos, multimodalidad y literatura marginal, se pretendió orientar a los alumnos hacia una lectura significativa, placentera y comprometida, privilegiando los sujetos involucrados con el objetivo de alejar prejuicios. Como resultado, se tuvo la certeza de que la formación del lector literario es posible, con muchos desafíos, no solo por la lejanía de la enseñanza a distancia, sino por la grandeza de la tarea de llevar la lectura a la vida de los estudiantes.
Palavras-chave: Multiletramentos
Multimodalidade
Literatura marginal
Multimodalidad
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18953
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarolinaMariaDeJesusFormacaoLeitorLiterario.pdf156,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.