Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18954
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Reflexões sobre a neurociência e educação: um estudo sobre os conceitos neurocientíficos que contribuem para a aprendizagem da matemática |
Autor : | Silva, Beatriz Santos Sales, Tâmara Regina Reis |
Fecha de publicación : | sep-2022 |
Resumen: | O presente trabalho busca mostrar como a neurociência pode ajudar no entendimento do desenvolvimento do ensino e aprendizagem da matemática, gerando reflexões para o aprimoramento de estratégias para a aquisição de conhecimento significativo. Assim, partiu-se da seguinte pergunta norteadora: de que maneira a neurociência pode auxiliar no processo da aprendizagem da matemática em crianças nos anos iniciais de escolaridade? Desta forma, o objetivo da pesquisa foi entender as contribuições da neurociência no processo da aprendizagem da Matemática nos anos iniciais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para esclarecer o problema proposto e o estudo mostrou que com o entendimento da funcionalidade do cérebro, os educadores podem ter mais embasamento sobre os comportamentos apresentados em sala de aula e, com isso, desenvolver práticas educacionais que proporcionem uma melhoria no processo ensino e aprendizagem da Matemática de maneira mais eficaz. |
Resumen : | The present work seeks to show how neuroscience can help in the understanding of the development of teaching and learning of mathematics, generating reflections for the improvement of strategies for the acquisition of significant knowledge. Thus, it started with the following guiding question: how can neuroscience help in the process of learning mathematics in children in the early years of schooling? In this way, the objective of the research was to understand the contributions of neuroscience in the process of learning Mathematics in the early years. Therefore, a bibliographic research was carried out to clarify the proposed problem and the study showed that with the understanding of the functionality of the brain, educators can have more grounding on the behaviors presented in the classroom and, with that, develop educational practices that provide an improvement in the teaching and learning process of Mathematics in a more effective way. |
Palabras clave : | Aprendizagem Matemática Neurociência Learning Math Neuroscience |
ISSN : | 1982-3657 |
Es parte de: | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18954 |
Aparece en las colecciones: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ReflexoesNeurocienciaEducacao.pdf | 155,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.