Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18957
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Sequência de ensino investigativo sobre poluição ambiental: uma abordagem metodológica alternativa para o ensino de ciências |
Otros títulos : | Sequence of investigative teaching on environmental pollution: an alternative methodological approach to science teaching |
Autor : | Silva, Gessica Macêdo da Conceição, Géssica Maria Amarante |
Fecha de publicación : | sep-2022 |
Resumen: | O sistema educacional vem passando por transformações no que se refere ao ensino de ciências, uma vez que, o mesmo vem se reestruturando sobretudo em sua metodologia que é a abordagem adotada em sala de aula em meio às reflexões. Nos dias atuais, se busca um ensino no qual o aluno seja protagonista de sua própria aprendizagem. Ao que se refere acerca das metodologias de ensino, esse trabalho foi pensado na construção de uma sequência de ensino investigativo-SEI, dando ênfase às questões ambientais. O público-alvo escolhido será alunos do sétimo ano do ensino fundamental, a SEI foi estruturada em cinco encontros pedagógicos. O presente estudo tem como objetivo identificar quais as principais substâncias responsáveis pela poluição atmosférica e como as mesmas ocasionam a chuva ácida dentro de uma SEI. Optou-se por uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa. Os resultados obtidos neste estudo indicam que as atividades desenvolvidas através da SEI, visa contribuir para a construção de conhecimentos dos discentes, de forma progressiva, dando indícios de uma aprendizagem contextualizada, centrada na formação para a cidadania, uma vez que é importante o desenvolvimento de práticas científicas nas escolas para a construção de propostas de explicação e avaliação das evidências na prática argumentativa. |
Resumen : | The educational system has been going through transformations with regard to science teaching, since it has been restructuring itself, especially in its methodology, which is the approach adopted in the classroom in the midst of reflections. Nowadays, there is a search for a teaching in which the student is the protagonist of his own learning. Regarding teaching methodologies, this work was designed in the construction of an investigative teaching sequence-SEI, emphasizing environmental issues. The target audience chosen will be students of the seventh year of elementary school, SEI was structured in five pedagogical meetings. The present study aims to identify the main substances responsible for atmospheric pollution and how they cause acid rain within an SEI. A research with a qualitative methodological approach was chosen. The results obtained in this study indicate that the activities developed through SEI, aim to contribute to the construction of knowledge of the students, in a progressive way, giving evidence of a contextualized learning, focused on the formation for citizenship, since it is important to develop scientific practices in schools for the construction of proposals for explanation and evaluation of evidence in argumentative practice. |
Palabras clave : | Atividade investigativa Ensino de ciências Poluição atmosférica |
ISSN : | 1982-3657 |
Es parte de: | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18957 |
Aparece en las colecciones: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SequenciaEnsinoInvestigativoPoluicaoAmbiental.pdf | 190,05 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.