Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18959
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Agroecologia no ensino de ecologia: desafios atuais e perspectivas
Other Titles: Agroecology in ecology teaching: current challenges and perspectives
Authors: Santos, Tatiane da Silva
Landim, Myrna
Issue Date: Sep-2022
Resumo : Um ensino de Ecologia que priorize a abordagem e o entendimento de problemas socioambientais, tais como os impactos da produção agrícola convencional, torna-se essencial para ajudar na formação integral dos estudantes. O presente trabalho tem o objetivo de realizar uma reflexão, baseada na literatura específica e documentos legais, a respeito das possibilidades e desafios para a abordagem da Agroecologia no ensino de Ecologia. A articulação dos conhecimentos ecológicos com os agroecológicos pode ajudar o discente a entender que é possível haver uma agricultura sustentável, que fornece segurança alimentar e nutricional, enquanto restaura os serviços ecossistêmicos e a biodiversidade. Contudo, a concretização da conexão entre essas áreas do conhecimento encontra alguns desafios, a exemplo do necessário rompimento com a fragmentação dos conteúdos didáticos e a real vivência da interdisciplinaridade. Conclui-se que, tais obstáculos podem ser superados por meio de mudanças curriculares e da adoção de metodologias e estratégias didáticas que promovam o protagonismo estudantil e, para tanto se faz necessária uma sólida formação docente (inicial e continuada) que priorize a contextualização e auxilie no desenvolvimento da responsabilidade socioambiental dos discentes.
Abstract: Ecology teaching that prioritizes the approach and understanding of socio-environmental problems, such as the impacts of conventional agricultural production, becomes essential to help in the integral formation of students. The present work aims to reflect, based on the specific literature and legal documents, about the possibilities and challenges for the approach of Agroecology in Ecology teaching. The articulation of ecological and agroecological knowledge can help students understand that it is possible to have a sustainable agriculture that provides food and nutritional security, while restoring ecosystem services and biodiversity. However, making the connection between these areas of knowledge faces some challenges, such as the necessary break with the fragmentation of didactic content and the real experience of interdisciplinarity. It is concluded that such obstacles can be overcome through the adoption of curricular reforms along with methodologies and didactic strategies that promote students' active participation. For that, a solid teacher training (initial and continuing included) that prioritizes contextualization and helps in the development of students' socioenvironmental responsibility is necessary as well improvements in curricular and methodological.
Keywords: Ecologia
Agroecologia
Questões sociocientíficas
Ecology
Agroecology
Socioscientific issues
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18959
Appears in Collections:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AgroecologiaEnsinoEcologia.pdf151,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.