Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18968
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Estágio curricular supervisionado: visões e reflexões dos licenciandos do curso de química da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
Authors: Santos, Maria Rosilane Rodrigues dos
Oliveira, Maria José Houly Almeida de
Issue Date: Sep-2022
Resumo : O Estágio Supervisionado é de grande importância para a formação inicial docente, pois fortalece a visão crítica dos estudantes e formas de ensino, buscando aprimorar a aprendizagem tendo uma relação integrada entre aluno, escola e sociedade. Este trabalho tem como objetivo socializar as experiências efetivadas pelos licenciandos do curso de Química da Universidade Estadual de Alagoas no Estágio Supervisionado II, III e IV. A metodologia utilizada apegou-se a consultas bibliográficas, sites científicos, documentos oficiais, relatos pessoais vividos pelos estagiários por intermédio de socializações e discussões realizadas através de rodas de conversas e diálogos pelo Google Meet. As atividades ocorreram de forma remota e presencial. Os resultados apontaram que as atividades de Estágio no Ensino de Química colaboraram bastante para uma expansão de conhecimento, serviu para os licenciandos entenderem as diferentes relações postas na escola, com o intuito de criar conforto para lidar com as particularidades do aluno, de maneira a favorecer o pleno desenvolvimento das crianças e jovens envolvidos. Além disso, os resultados permitiram a descoberta de novos meios de ensino, isto é, o atual cenário impôs a necessidade de adaptação de docentes e futuros docentes, mostrando a importância da pesquisa e inovação no fazer pedagógico da formação docente.
Abstract: The Teaching Internship is really important for the initial teacher training, because it strengthens the critical view of students and ways of teaching, aiming to improve learning by having an integrated relationship among students, school and society. This work aims to socialize the experiences carried out by the undergraduates of the Chemistry course from Alagoas University in the Supervised Internship II, III and IV. The methodology used was based on bibliographical studies, scientific websites, official documents, personal accounts experienced by trainees through socialization and discussions conducted through the conversations and dialogues by Google Meet. Thus, the activities took place remotely and in person. The results showed that internship activities in chemistry teaching contributed greatly to an expansion of knowledge, it´s necessary for the students to understand the different relationships placed in the school, in order to create comfort to deal with the particularities of the student, favoring the full development of the children and young people involved. In addition, the results allowed the discovery of new teaching methods that require adaptation by teachers and future teachers, showing the importance of research and innovation in the pedagogical practice of teacher training.
Keywords: Estágio
Formação de professores
Metodologias de ensino
Internship
Teacher training
Teaching methodologies
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18968
Appears in Collections:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstagioCurricularSupervisionadoVisoesReflexoes.pdf146,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.