Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18970
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Encontrando o sentido de ser um educador: a história de um estudante mediano que tornou-se professor tutor de resiliência
Otros títulos : Finding the meaning of being an educator: The story of an average student who became a resilience tutor
Autor : Oliveira, Murilo Rangel
Fecha de publicación : sep-2022
Resumen: Histórias de professores que se afirmam motivados e felizes com o trabalho são raras e vão de encontro ao quadro de desânimo quanto à profissão que a maioria relata. Em meio ao atual cenário desmotivador, a pressão e a cobrança social também são fatores presentes que atuam minando a mobilização do profissional da educação. Porém a partir da observância da Sociologia do Êxito Improvável (BERGIER & XYPAS, 2013) acreditamos que o caminho do bem estar profissional está baseado na construção gradual da relação com o saber, a partir da teoria de B. Charlot (2000; 2001; 2005), e que é possível sentir-se realizado sendo professor, chegando ao ponto de tornar-se um Tutor de Resiliência, segundo a visão de Cyrulnik (2004; 2005). O presente trabalho versa sobre o caso de um estudante desmotivado que ao longo do caminho descobriu-se em meio ao jogo educacional que, por fim, o conduziu a sansão profissional.
Resumen : Stories of teachers who claim to be motivated and happy with their work are rare and go against the picture of discouragement about the profession that most report. In the midst of the current demotivating scenario, pressure and social demands are also present factors that undermine the mobilization of education professionals. However, from the observance of the Sociology of Improbable Success (BERGIER & XYPAS, 2013) we believe that the path of professional wellbeing is based on the gradual construction of the relationship with knowledge, based on the theory of B. Charlot (2000; 2001; 2005). ), and that it is possible to feel fulfilled being a teacher, reaching the point of becoming a Resilience Tutor, according to Cyrulnik (2004; 2005). The present work deals with the case of an unmotivated student who, along the way, found himself in the middle of the educational game that, finally, led him to professional sanction.
Palabras clave : Narrativa
Êxito escolar
Formação de professores
Narrative
School success
Teacher training
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18970
Aparece en las colecciones: Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EncontrandoSentidoSerEducador.pdf148,54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.