Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18974
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Práticas de leitura para a formação do sujeito-bebê leitor: a abordagem de temas feministas e antirracistas em creches
Other Titles: Prácticas de lectura para la formación del sujeto-lector bebé: el abordaje de temáticas feministas y antirracistas en las guarderías
Authors: Leppos, Denise Aparecida de Paulo Ribeiro
Issue Date: Sep-2022
Resumo : Este artigo tem como objetivo refletir sobre as práticas de leitura para a formação do sujeito-bebê leitor a partir de literaturas que versem sobre os temas feminismo e antirracismo. Apoiaremos-nos nas pesquisas realizadas por pesquisadoras como Anete Abramowicz (1995), Josette Jolibert (1994), Fúlvia Rosemberg (1975/1996), Ana Lucia Faria (2005/2006), Andrea Moruzzi (2012/2017), Gabriela Tebet (2017), as quais se debruçaram sobre os estudos da infância no Brasil. Além de Eni Orlandi (1995), para tratar desse possível silenciamento no que se refere a ausência e/ou a pouca presença de livros de literatura de cunho feminista e antirracista destinadas aos bebês. Vislumbramos, apoiados na leitura desses textos, a responder à seguinte questão geral e norteadora de artigo: por que a prática de leitura, sobretudo no que tange aos temas feminismo e antirracismo, na primeira infância é relegada ao silêncio?
Abstract: Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre las prácticas de lectura para la formación del sujeto-bebé lector a partir de la literatura que trata los temas del feminismo y el antirracismo. Nos apoyaremos en investigaciones realizadas por investigadoras como Anete Abramowicz (1995), Josette Jolibert (1994), Fúlvia Rosemberg (1975/1996), Ana Lucia Faria (2005/2006), Andrea Moruzzi (2012/2017), Gabriela Tebet (2017) ), que se centró en los estudios de infancia en Brasil. Además de Eni Orlandi (1995), para abordar este posible silenciamiento respecto a la ausencia y/o poca presencia de libros de literatura feminista y antirracista dirigidos a los bebés. A partir de la lectura de estos textos, vislumbramos una respuesta a la siguiente pregunta general que guía el artículo: ¿por qué la práctica de la lectura, especialmente en lo que se refiere a los temas del feminismo y el antirracismo, en la primera infancia está relegada al silencio?
Keywords: Leitura
Bebê leitor
Feminismo e antirracismo
Lectura
Lector bebé
Feminismo y antirracismo
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18974
Appears in Collections:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PraticasLeituraFormacaoSujeitoBebeLeitor.pdf142,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.