Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18975
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Organização do trabalho pedagógico e impactos na consolidação da alfabetização e do letramento: um estudo com professoras alfabetizadoras
Other Titles: Organization of pedagogical work and its impacts on the consolidation of literacy and initial reading instruction: a study with female literacy teachers
Authors: Estrela, Sineide Cerqueira
Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Issue Date: Sep-2022
Resumo : Este artigo se constitui a partir de uma pesquisa mais ampla, intitulada “Alfabetização, Formação e Organização do Trabalho Pedagógico: entrelaçando desafios e possibilidades no ciclo”, vinculada ao Núcleo Carolina Maria de Jesus, do Centro de formação de Professores (CFP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e objetiva identificar em que medida o trabalho pedagógico realizado pelas professoras alfabetizadoras da rede municipal, tem possibilitado a consolidação da alfabetização e do letramento das crianças até o 3º ano do Ensino fundamental. Metodologicamente, a pesquisa se abastece na abordagem qualitativa, tendo como dispositivos de produção de dados a observação e a entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciam que a ação pedagógica praticada na rede pública municipal estudada não tem possibilitado a consolidação da alfabetização e do letramento das crianças até o final do ciclo da alfabetização. Isso pode ser observado, não apenas no âmbito da percepção das professoras pesquisadas, traduzidas nas suas narrativas, mas também, nos dados produzidos junto às crianças - no âmbito da pesquisa mais ampla - o que promove maior possibilidade de análise, confrontando os dados sob o viés de diferentes atores envolvidos.
Abstract: This article is part of a larger research project entitled "Literacy, Training, and the Organization of Pedagogical Work: intertwining challenges and possibilities in the cycle", linked to the Carolina Maria de Jesus Center, of the Teacher Training Center (TTC), of the Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) and aims to identify to what extent the pedagogical work done by literacy teachers in the municipal network has enabled the consolidation of literacy and initial reading instruction among children up to the 3rd year of elementary school. Methodologically, the research is based on the qualitative approach, and its data production devices are observation and semistructured interviews. The results show that the pedagogical action practiced in the studied municipal public network has not enabled the consolidation of literacy and initial reading instruction among children until the end of the literacy cycle. This can be observed, not only in the scope of the perception of the researched teachers, translated into their narratives, but also in the data produced with the children - in the scope of the wider research - which promotes a greater possibility of analysis, confronting the data from the point of view of the different actors involved.
Keywords: Organização do trabalho pedagógico
Alfabetização e letramento
Ciclo da alfabetização
Organization of pedagogical work
Initial reading instruction
Literacy cycle
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18975
Appears in Collections:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OrganizacaoTrabalhoPedagogico.pdf143,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.