Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18976
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Formação continuada do professor: a reflexão como elemento da transformação das práticas pedagógicas
Otros títulos : Continuing teacher education: reflection as an element in the transformation of pedagogical practices
Autor : Estrela, Sineide Cerqueira
Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Fecha de publicación : sep-2022
Resumen: Este artigo se funda como o recorte de uma pesquisa mais ampla, intitulada “Alfabetização, Formação e Organização do Trabalho Pedagógico: entrelaçando desafios e possibilidades no ciclo”, vinculada ao Núcleo Carolina Maria de Jesus: pesquisa e extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora, do Centro de formação de Professores (CFP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Objetiva identificar a trajetória formativa das professoras alfabetizadoras e suas percepções sobre as formações realizadas no contexto dos programas Pacto Bahia e PNAIC, além disso, visa perceber os impactos das ações formativas realizadas como ação interventiva pelas pesquisadoras. No âmbito metodológico, a pesquisa se fundamenta na abordagem qualitativa, tendo como dispositivos de produção de dados a observação participante e a entrevista semiestruturada. Os resultados reafirmam a necessidade de garantir espaço para formação continuada, uma vez que as ações formativas realizadas, possibilitaram maior autonomia das docentes por ter sido provocada a necessidade das professoras pesquisarem suas próprias práticas de modo a buscar resposta aos desafios postos cotidianamente.
Resumen : This article is based on a part of a broader research entitled “Literacy, Training and Organization of Pedagogical Work: intertwining challenges and possibilities in the cycle”, linked to the Carolina Maria de Jesus Nucleus: research and extension in Popular Education, Agroecology and Literacy from the Working Class, from the Teacher Training Center (CFP), from the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB). It aims to identify the formative trajectory of literacy teachers and their perceptions about the training carried out in the context of the Pacto Bahia and Pnaic programs, in addition, it aims to understand the impacts of the training actions carried out as an intervention action by the researchers. In the methodological scope, the research is based on the qualitative approach, having as data production devices the participant observation and the semi-structured interview. The results reaffirm the need to guarantee space for continuing education, since the training actions carried out allowed greater autonomy for the teachers, as the need for teachers to research their own practices was provoked in order to seek an answer to the challenges posed daily.
Palabras clave : Alfabetização
Formação continuada
Práticas pedagógicas
Literacy
Continuing education
Pedagogical practices
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18976
Aparece en las colecciones: Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FormacaoContinuadaProfessorReflexao.pdf149,66 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.