Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18992
Document Type: | Trabalhos em Eventos |
Title: | Processo de elaboração de rotina escolar utilizando a comunicação alternativa e ampliada para pessoas com necessidades complexas de comunicação |
Other Titles: | Proceso de elaboración de rutinas escolares usando comunicación alternativa y ampliada para personas con necesidades comunicativas complejas |
Authors: | Silva, Giovanna Santos da Camargo, Erica Conceição, Louise Carvalho da |
Issue Date: | Sep-2022 |
Resumo : | Este estudo teve como objetivo descrever o processo de desenvolvimento de um material de rotina escolar utilizando a Comunicação Alternativa e Ampliada, para a inclusão escolar de pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação. Tem como pressuposto teórico a perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Configura-se como um estudo qualitativo do tipo descritivo, desenvolvido a partir de um perfil de um aluno do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola regular, com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que apresenta Necessidades Complexas de Comunicação. O estudo apresenta um processo sistemático, através das etapas de avaliação das necessidades comunicativas e interacionais, separação de categorias temáticas de acordo com o contexto escolar, seleção dos pictogramas, organização da prancha de comunicação, e a avaliação do material de Comunicação Alternativa. Conclui-se que ao montar um material de rotina escolar às necessidades específicas do aluno devem ser atendidas; os recursos de Comunicação Alternativa são importantes ferramentas no processo de inclusão escolar das pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação, possibilitando a sua comunicação, a interação entre os pares e a equipe escolar, a participação e autonomia. |
Abstract: | Este estudio tuvo como objetivo describir el proceso de elaboración de un material escolar rutinario utilizando la Comunicación Alternativa y Ampliada (CAA), para la inclusión escolar de personas con Necesidades Complejas de Comunicación (NCC). Su presupuesto teórico es la perspectiva históricocultural de Vygotsky, y se configura como un estudio cualitativo de tipo descriptivo, desarrollado a partir de un perfil de un estudiante del 4to año de la Enseñanza Básica de una escuela regular, con Trastorno del Espectro Autista (TEA ) que presenta NCC. El estudio siguió un proceso sistemático, a través de las etapas de evaluación de las necesidades comunicativas e interaccionales, separación de categorías temáticas según el contexto escolar, selección de pictogramas, organización del tablero de comunicación y evaluación del material de CAA elaborado. A través de este proceso, fue posible concluir que un material escolar de rutina debe atender las necesidades específicas del sujeto, y que los recursos de CAA son herramientas importantes en el proceso de inclusión escolar de las personas con NCC, posibilitando su comunicación, interacción entre pares y el equipo escolar y su autonomía. |
Keywords: | Comunicação alternativa e ampliada Pessoas com necessidades complexas de comunicação Inclusão escolar Comunicación alternativa y ampliada Personas con necesidades comunicativas complejas Inclusión escolar |
ISSN: | 1982-3657 |
Is part of: | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Language: | por |
Publisher / Institution : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18992 |
Appears in Collections: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProcessoElaboracaoRotinaEscolar.pdf | 444,15 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.