Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18994
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | A importância do (a) profissional de educação física para a integração social da criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
Título(s) alternativo(s): | La importancia del (a) profesional de la educación física para la integración social de los (as) niños (as) con Trastorno Del Espectro Del Autismo (TEA) |
Autor(es): | Lima, Luis Eduardo Pina |
Data do documento: | Set-2022 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância da atuação do (a) profissional de educação física, no seu papel de promover a integração social da criança com TEA. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, que observou as seguintes etapas metodológicas: 1. Revisão da literatura; 2. Arrolamento de artigos científicos selecionados por meio de um levantamento sistemático realizado em diferentes bancos de dados (estado da arte), constituindo um corpus formado por 7 (sete) publicações e 3. Análise dos resultados. As discussões foram estabelecidas com base no seguinte referencial teórico: Camargo (2017), Mantoan (2003), Mazotta (1999) e Vygotsky (1989 e 1997), dentre outros. Conclui-se que, por meio de jogos e atividades lúdicas contextualizadas, as crianças portadoras de TEA podem, mediante a intervenção de um (a) profissional de educação física, devidamente qualificado (a), adquirir; além de consciência corporal e benefícios como: senso de realização, melhoria na autoestima, oportunidade de fazer amizades e superar limites; também uma maior integração nas suas relações sociais, inclusive fora do ambiente escolar. |
Abstract: | Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre la importancia del desempeño de los (as) profesionales de la educación física en su papel de promover la integración social de los (as) niños (as) con TEA. Se trata de una investigación bibliográfica, de carácter cualitativo, que observó los siguientes pasos metodológicos: 1. Revisión de la literatura; 2. Reunión de artículos científicos seleccionados a través de una encuesta sistemática realizada en diferentes bases de datos (estado del arte), constituyendo un corpus compuesto por 7 (siete) publicaciones y 3. Análisis de resultados. Las discusiones se establecieron en base al siguiente marco teórico: Camargo (2017), Mantoan (2003), Mazotta (1999) y Vygotsky (1989 y 1997), entre otros. Se concluye que, a través de juegos contextualizados y actividades lúdicas, los (as) niños (as) con TEA pueden, a través de la intervención de un (a) profesional de la educación física, debidamente calificado (a), adquirir; además de la conciencia corporal y beneficios como: sensación de logro, mejora en la autoestima, oportunidad de hacer amigos y superar límites; integración en sus relaciones sociales, incluso fuera del entorno escolar. |
Palavras-chave: | Profissional de Educação Física Integração social Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) Profesional de la Educación Física Integración social Trastorno del Espectro del Autismo |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18994 |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ImportanciaProfissionalEducacaoFisicaIntegracaoSocialTEA.pdf | 160,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.