Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18998
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Escrita colaborativa x conto de mistério: uma análise à luz da genética textual
Otros títulos : Collaborative writing x mystery tale: an analysis in the light of textual genetic
Autor : Silva, Maria Auxiliadora da
Fecha de publicación : sep-2022
Resumen: A presente pesquisa busca investigar a relação entre as flutuações na escrita e as dificuldades de estruturação coesiva nas produções textuais apresentadas pelos estudantes do nono ano de uma escola da rede pública do município de São Benedito do Sul - PE, através das evidências deixadas nas construções escolares. Para desenvolvimento deste trabalho, nos fundamentamos em discussões referentes à Genética Textual, suscitadas por (WILLEMART, 1993; GRÉSILLON, 2007; LIRA, 2017; AMORIM, 2017; DIKSON, 2018; CALIL, 2017-2018-2019; FELIPETO, 2019 e SILVA, 2020). O estudo evidenciou que se fazem cada vez mais necessárias possibilidades ou caminhos que possam auxiliar o professor em sua prática de ensino, conduzindo-o a espaços diversificados de reflexão sobre o ensino e a construção do conhecimento do aluno. Em termos gerais, é necessário que a escola dê uma nova roupagem ao desafio de ensinar a escrever, com foco para o manuscrito dos estudantes.
Resumen : The present research seeks to investigate the relationship between fluctuations in writing and the difficulties of cohesive structuring in textual productions presented by ninth grade students of a public school in the city of São Benedito do Sul - PE, through the evidence left in school buildings . For the development of this work, we are based on discussions regarding Textual Genetics, raised by (WILLEMART, 1993; GRÉSILLON, 2007; LIRA, 2017; AMORIM, 2017; DIKSON, 2018; CALIL, 2017-2018-2019; FELIPETO, 2019 and SILVA , 2020). The study showed that possibilities or paths that can help teachers in their teaching practice are increasingly necessary, leading them to diverse spaces for reflection on teaching and the construction of student knowledge. In general terms, it is necessary for the school to give a new look to the challenge of teaching writing, with a focus on students' manuscripts.
Palabras clave : Ensino
Escritura
Sequência didática
Coesão
Genética textual
Teaching
Scripture
Following teaching
Cohesion
Textual genetics
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18998
Aparece en las colecciones: Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EscritaColaborativaContoMisterio.pdf180,89 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.