Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19008
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Desigualdade de oportunidades e o acesso a educação: breves apontamentos e questões interseccionais |
Título(s) alternativo(s): | Inequality of opportunities and access to education: brief notes and intersectional issues |
Autor(es): | Brandão, Lucas Leon Vieira de Serpa Cardoso, Fernando da Silva |
Data do documento: | Set-2022 |
Resumo: | As pesquisas sobre Desigualdade de Oportunidades no que diz respeito ao acesso a educação são construídas sob a ótica puramente estatística, negligenciando fatores subjetivos e qualitativos para uma compreensão mais profunda da realidade. Assim, o trabalho realiza apontamentos que se concentram na perspectiva de contribuir para uma teoria da prática a partir do fortalecimento da compreensão das estruturas, principalmente a leitura e intepretação da estrutura escolar, e as relações estabelecidas nos/com os sujeitos para percepção das disposições adotadas durante a trajetória escolar no sentido da interseccionalidade das estruturas. Segue uma escrita ensaística e agonística com apontamentos que descortinam e ampliam o debate sobre a necessidade de incluir subjetividades para uma melhor compreensão da realidade. |
Abstract: | Research on Inequality of Opportunities regarding access to education is built from a purely statistical perspective, neglecting subjective and qualitative factors for a deeper understanding of reality. Thus, the work makes notes that focus on the perspective of contributing to a theory of practice from the strengthening of the understanding of the structures, mainly the reading and interpretation of the school structure, and the relationships established in/with the subjects for the perception of the adopted dispositions. during the school trajectory towards the intersectionality of the structures. It follows an essayistic and agonistic writing with notes that unveil and expand the debate on the need to include subjectivities for a better understanding of reality. |
Palavras-chave: | Desigualdade de oportunidades Sociologia da educação Acesso a educação Inequality of opportunity Sociology of education Access to education |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19008 |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DesigualdadeOportunidadesAcessoEducacao.pdf | 128,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.