Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19011
Document Type: | Trabalhos em Eventos |
Title: | Educação não formal no sertão do Araripe: como nascem os cactos |
Other Titles: | Educación no formal en el sertão do Arararipe: cómo nace el cactus |
Authors: | Oliveira, Maria Luciana Rodrigues |
Issue Date: | Sep-2022 |
Resumo : | Cenários complexos e desfavoráveis, muitas vezes, servem de inspiração para o surgimento de projetos sociais de caráter cultural e artístico, direcionados à juventude em regiões de maior vulnerabilidade social. Este estudo terá como objeto o Encontro de Dança, Arte e Cultura da Região do Araripe – EDACRA –, que surgiu nessa adversidade, como uma reação organizada dos jovens artistas da dança na região. Nesse sentido, este trabalho teve como o objetivo avaliar os fatores de sucesso desse projeto social no Sertão de Araripe – Pernambuco. Os dados analisados foram obtidos através da aplicação de um questionário direcionado aos artistas e ao público participante do evento, bem como de uma entrevista encaminhada ao coordenador e a uma colaboradora do projeto. Assim, foram destacados como principais fatores de sucesso do projeto: a prática da gestão colaborativa, o formato multicultural do evento, a persistência do grupo de trabalho e artistas envolvidos, a existência de avaliações como método de superação dos conflitos bem como dos riscos enfrentados e os objetivos ligados aos valores sociais do projeto. |
Abstract: | Escenarios complejos y desfavorables sirven muchas veces de inspiración para el surgimiento de proyectos sociales de carácter cultural y artístico, dirigidos a jóvenes de regiones de mayor vulnerabilidad social. Este estudio tendrá como objeto el Encuentro de Danza, Arte y Cultura de la Región de Araripe -EDACRA- qué surgido en esta adversidad, como reacción organizada de jóvenes artistas de la danza de la región. Este trabajo tuvo como objetivo evaluar los factores de éxito de este proyecto social en el Sertão de Araripe - Pernambuco. Los datos analizados se obtuvieron mediante la aplicación de un cuestionario dirigido a los artistas y al público participante del evento, así como una entrevista enviada al coordinador ya un colaborador del proyecto. Se destacaron los principales factores de éxito del proyecto: la práctica de la gestión colaborativa, el formato multicultural del evento, la persistencia del grupo de trabajo y de los artistas involucrados, la existencia de evaluaciones como método de superación de los conflictos y riesgos enfrentados, así como como los objetivos vinculados a los valores sociales del proyecto. |
Keywords: | Arte Araripe Cultura |
ISSN: | 1982-3657 |
Is part of: | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Language: | por |
Publisher / Institution : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19011 |
Appears in Collections: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EducacaoNaoFormalSertaoAraripe.pdf | 646,25 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.