Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19014
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Tecnologias e linguagens na Base Nacional Comum Curricular práticas pedagógicas em aulas de língua inglesa no ensino fundamental |
Autor(es): | Siqueira, Nadege Ramalho de |
Data do documento: | 28-Jul-2023 |
Orientador: | Silva, Paulo Roberto Boa Sorte |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar se, e como as competências em linguagens e tecnologias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são aplicadas nas práticas pedagógicas de professores de língua inglesa do 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de Sergipe, localizadas em Aracaju. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e analítica, embasada nos trabalhos teórico-metodológicos de Freeman (1998) e corroborando Auerbach e Silverstein (2003). O estudo configura-se como um estudo de caso Paiva (2019). Para embasar as análises sobre as competências desta pesquisa, são utilizados como referência autores como Santaella (2013), que aborda a aplicabilidade das tecnologias digitais de informação e comunicação e sua ubiquidade; Boa Sorte (2019), Lucena (2016, 2019), que tratam do uso pedagógico de smartphones; Cope e Kalantzis (2000), Rojo (2012), que discutem o uso de mídias eletrônicas na educação; Fava (2012), que destaca a importância das tecnologias no ensino de inglês; a abordagem crítica das TDIC como dispositivos pedagógicos motivacionais; a democratização do ciberespaço (Levy, 2010), além dos documentos da BNCC e do Currículo do Estado de Sergipe. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede estadual, contando com a participação de professores de língua inglesa do 9º ano do ensino fundamental. A pesquisadora espera contribuir com reflexões e considerações sobre o uso das TDIC na implementação da BNCC. |
Abstract: | This research aims to analyze if and how the language and technology competencies of the National Common Core Curriculum (BNCC) are applied in the pedagogical practices of 9thgrade English language teachers in public state schools in Sergipe, located in Aracaju. The methodology adopted is qualitative and analytical in nature, based on the theoretical and methodological works of Freeman (1998) and supported by Auerbach and Silverstein (2003). The study is configured as a case study (Paiva, 2019). To support the analysis of the competencies in this research, authors such as Santaella (2013) are referenced, who address the applicability of digital information and communication technologies and their ubiquity; Boa Sorte (2019) and Lucena (2016, 2019), who discuss the pedagogical use of smartphones; Cope and Kalantzis (2000) and Rojo (2012), who examine the use of electronic media in education; Fava (2012), who highlights the importance of technology in English language teaching; the critical approach of ICT as motivational pedagogical tools; the democratization of cyberspace (Levy, 2010), in addition to the documents of the BNCC and the Curriculum of the State of Sergipe. The research was conducted in two state schools, involving English language teachers from the 9th grade of primary education. The researcher hopes to contribute with reflections and considerations on the use of ICT in the implementation of the BNCC. |
Palavras-chave: | Ensino fundamental em Sergipe Língua inglesa Estudo e ensino Currículos de Aracaju (SE) Tecnologia educacional Prática de ensino Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Práticas pedagógicas Tecnologias digitais de informação e comunicação Linguagens Pedagogical practices Digital information and communication technologies National Common Curricular Base Elementary education English language Languages |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SIQUEIRA, Nadege Ramalho de. Tecnologias e linguagens na Base Nacional Comum Curricular práticas pedagógicas em aulas de língua inglesa no ensino fundamental. 2023. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NADEGE_RAMALHO_SIQUEIRA.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.