Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19022
Tipo de Documento: Monografia
Título : A recepção clássica nos contos de Caio Fernando Abreu
Autor : Nunes, Moisés Henrique de Mendonça
Fecha de publicación : 10-nov-2020
Director(a): Silva, Luciene Lages
Resumen: O escritor Caio Fernando Abreu (1948-1996) mostrou um bom trabalho na criação literária, escrevendo narrativas além do movimento literário que fez parte ou a academia tem compreendido. Exemplifica-se como representante da geração de 1970 e seu papel quanto contista que proporcionou novidade a técnica e criação literária. Da obra do escritor, destaca-se à presença de personagens LGBTQI+ e os sentimentos humanos, como temáticas predominantes dos seus textos e promovendo-lhe a designação como “biógrafo da emoção”, além do foco narrativo quanto uma câmera cinematográfica, os diálogos e ressignificação. Contudo neste último sentido de diálogos, observa-se um trabalho de recepção a uma cultura ou literaturas. Percorrendo esse caminho, o trabalho procurou ir além da emoção, da perspectiva queer e social, explorando uma determinada recepção visualizada nas narrativas de Caio Fernando Abreu, a recepção clássica. Tem-se como objetivo analisar os contos do escritor numa abordagem da recepção clássica, em como as narrativas promovem uma referência a cultura da Grécia antiga, os deuses gregos, romanos e outros seres míticos, palavras de origem grega, além de textos e escritores encontrados na obra do escritor. Para isso, apoiou-se nos livros de contos publicado em vida por Caio Fernando Abreu, o Inventário do ir-remedíavel (1970), O ovo apunhalado (1975), Pedras de Calcutá (1977), Morangos mofados (1982), Os dragões não conhecem o paraíso (1988) e Ovelhas negras (1995).
Resumen : The writer Caio Fernando Abreu (1948-1996) showed a great job in the literary creation, writing narratives beyond the literary movement that was part or the academy has understood. He exemplifies himself as a representative of the 1970 generation and his role as a short story writer who provided novelty in technique and literary creation. Of the writer's work, the presence of LGBTQI+ characters and human feelings stand out, as the predominant themes of his texts and promoting him the designation as “biographer of emotion”, in addition to the narrative focus as a cinematographic camera, dialogues and reframing. However, in this last sense of dialogues, there is a work to reception a culture or literatures. Following this path, the work sought to go beyond emotion, from the queer and social perspective, exploring a certain reception visualized in Caio Fernando Abreu's narratives, the classic reception. The purpouse is to analyze the writer's tales in na approach of classical reception, in how the narratives promote an reference to the culture of ancient Greece, the Greeks and Roman gods and other mythical beings, words of Greek origin, also texts and writers found in the writer's work. For this, it relied on the works published in life by Caio Fernando Abreu: Inventário do ir-remedíavel (1970), O ovo apunhalado (1975), Pedras de Calcutá (1977), Morangos mofados (1982), Os dragões não conhecem o paraíso (1988) and Ovelhas negras (1995).
Palabras clave : Contos brasileiros
Mitologia na literatura
Recepção clássica
Mitologia
Short story
Classic reception
Mythology
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial
Citación : NUNES, Moisés Henrique de Mendonça. A recepção clássica nos contos de Caio Fernando Abreu. 2020. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2020.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19022
Aparece en las colecciones: Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Moisés_Henrique_Mendonça_Nunes.pdf725,32 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.