Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19030
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Mestre Cheiroso chegou: percursos formativos do brincante Augusto Barreto
Autor(es): Santos, Gustavo Floriano dos
Data do documento: 26-Mai-2023
Orientador: Benevides, Lourdisnete Silva
Resumo: O Mamulengo de Cheiroso é um grupo de teatro sergipano que resiste aos desafios do tempo e permanece atuante na contemporaneidade. Afirmando sua trajetória artística há quarenta e quatro anos, o grupo tem no boneco o porta-voz de uma poética e uma estética próprias, inspiradas pelo universo das danças, folguedos e artesania, assim como nos dramas populares circenses. Na construção dessa trajetória, entre tantos atores, diretores e dramaturgos que passaram pelo grupo, há uma presença fundamental que é a de Augusto Barreto: mestre, artesão, bonequeiro e gestor cultural do Mamulengo de Cheiroso. Diante da presença significativa de Augusto Barreto, para a construção e manutenção desse grupo, a questão norteadora desta pesquisa interroga: Como se deu a formação artística e pedagógica do brincante Augusto Barreto considerando a carpintaria teatral do Mamulengo de Cheiroso? Traçando a espinha dorsal dessa dissertação, elegi como fundamentação metodológica, a História Oral (MEIHY, 2000 e MEIHY e HOLANDA, 2013), entendo ser essa a bússola que corrobora com o campo pesquisado, a partir da premissa do “ver, ouvir e atestar” (MEIHY, 2013), testemunhados pelos colaboradores da pesquisa, acerca das relações com personagem investigado.
Abstract: Mamulengo de Cheiroso is a Sergipe theater group that resists the challenges of time and remains active in contemporary. Affirming its artistic trajectory for forty-four years, the group has in the puppet the spokesperson of a poetics and an aesthetic of its own, inspired by the universe of dances, songs and craftsmanship, as well as in the popular circus dramas. In the construction of this trajectory, among so many actors, directors and playwrights who have passed through the group, there is a fundamental presence that is Augusto Barreto: master, craftsman, puppeteer and cultural manager of Mamulengo de Cheiroso. Given the significant presence of Augusto Barreto, for the construction and maintenance of this group, the guiding question of this research asks: How was the artistic and pedagogical training of the playful Augusto Barreto considering the theatrical carpentry of Mamulengo de Cheiroso? Tracing the backbone of this dissertation, I chose as a methodological foundation, Oral History (MEIHY, 2000 and MEIHY and HOLANDA, 2013), I understand that this is the compass that corroborates the researched field, from the premise of "seeing, hearing and attesting" (MEIHY, 2013), witnessed by the research collaborators, about the relationships with the investigated character.
Palavras-chave: Cultura popular
Teatro de fantoches em Sergipe
Companhias de teatro
Sergipe
História
Augusto Barreto
Mamulengo de Cheiroso
Teatro de animação
Animation theater
Popular cultures
área CNPQ: OUTROS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares
Citação: SANTOS, Gustavo Floriano dos. Mestre Cheiroso chegou: percursos formativos do brincante Augusto Barreto. 2023. 180 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19030
Aparece nas coleções:Mestrado em Culturas Populares

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUSTAVO_FLORIANO_SANTOS.pdf7,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.