Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19042
Tipo de Documento: Monografia
Título : Concepções e práticas sobre a educação ambiental : um estudo com professores de química do agreste sergipano
Autor : Santos, Valeria de Aniz
Fecha de publicación : 4-oct-2023
Director(a): Lima, João Paulo Mendonça
Resumen: O trabalho em questão busca entender como está se dando a abordagem da Educação Ambiental (EA) nas aulas de Química de professores que atuam na rede pública do Agreste Sergipano. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, tendo em vista a imersão da pesquisadora no contexto da pesquisa (CRESWELL, 2010). Para coleta de dados, realizou-se entrevistas semiestruturadas, as quais foram gravadas, com 4 professores efetivos atuantes na rede pública de ensino do Agreste Sergipano, sendo estes formados em Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus Professor Alberto Carvalho. A partir dos dados coletados, iniciou-se o processo de análise utilizando como referencial teórico Bardin (2016), separando alguns desses dados em categorias, de modo a facilitar o entendimento sobre estes e organizalos. Ao analisar os dados, percebeu-se que existem algumas lacunas na formação inicial e continuada dos professores, pois a maior parte destes afirmam não ter tido uma base para trabalhar a EA em sala de aula. Além disso, percebeu-se que esses professores apresentam uma concepção de EA mais próxima de uma concepção conservacionista, pragmática e não crítica, devido as visões simplistas que esses apresentam sobre a EA e o trabalho pontual da mesma em sala de aula. Ademais, estes professores conseguem trabalhar a EA a partir de algumas atividades e projetos desenvolvidos, tais como atividades práticas, debates, rodas de conversa e visitas técnicas, além de articular temáticas ambientais com o conteúdo científico, sem aprofundar tanto essas temáticas. Com isso, torna-se necessário fortalecer a formação inicial e continuada de todos os professores, em especial, a dos professores de Química para que estes conheçam e saibam trabalhar a EA de forma mais crítica em sala de aula, considerando a importância desta na formação crítica dos estudantes.
Palabras clave : Educação ambiental
Professores de química
Química
Estudo e ensino
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencial
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Administração
Citación : SANTOS, Valeria de Aniz. Concepções e práticas sobre a educação ambiental recurso eletrônico: um estudo com professores de química do agreste sergipa. 2023. 78 f. TCC (Graduação em Química) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2023.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19042
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Valéria_Aniz_Santos.pdf691,24 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.