Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19047
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Tratamento de água para o consumo humano : uma sequência didática relacionada ao conteúdo de separação de mistura |
Autor(es): | Santos, Maria Itamara dos |
Data do documento: | 6-Out-2023 |
Orientador: | Fraga, Luciano Evangelista |
Resumo: | Este trabalho de cunho qualitativo, visa observar as concepções dos alunos da 1a série do Ensino Médio, de um colégio da rede Estadual localizado no agreste sergipano, acerca da temática água e seu processo de tratamento para o consumo humano, identificando possíveis evoluções conceituais a respeito de conceitos químicos relacionados ao tratamento de água, sendo esses, dispersão: coloidal e suspensão e separação de misturas, bem como promover uma reflexão sobre a importância da água e sua conservação. Para tal foi elaborada uma sequência didática (SD), intitulada, “O caminho da água até a sua torneira”, que foi desenvolvida no período de quatro semanas (1 mês) para um quantitativo de 15 alunos. Foi possível notar que cerca de 99% dos alunos compreenderam a relevância da temática para promover reflexões socioambientais, bem como a importância do tratamento e conservação desse recurso hídrico. Contudo, para estabelecer relação da temática a conteúdos científicos e a promoção de evolução conceitual, nota-se que os participantes apresentaram dificuldades em modificar suas concepções prévias. |
Abstract: | This qualitative work aims to observe the conceptions of the students of the 1st grade of High School, of a school public State located in the agreste of Sergipe, about the theme and its treatment process for human consumption, identifying possible conception evolutions regarding chemical concepts related to water treatment, as well as promoting a reflection on the importance of water and its conservation. To this end it was elaborated a teaching sequence (TS), entitled, “The path of water to your tap”, which was developed in the period of four weeks (1 month) for a 15 students. It was possible to notice that about 99% of the students understood the relevance of the theme to promote social-environmental reflections, as well as the importance of the treatment and conservation of this water resource. Regarding establishing the relationship of the theme to scientific content and promotion of conceptual Evolution, it is noted that the participants presented difficulties in modifying their previous conceptions. |
Palavras-chave: | Tratamento de água Consumo de água Ensino de química Water treatment |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencial |
Citação: | SANTOS, Maria Itamara dos. Tratamento de água para o consumo humano recurso eletrônico: uma sequência didática relacionada ao conteúdo de separação de mistura. 2023. 74 f. TCC (Graduação em Química) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19047 |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria_Itamara_Santos.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.