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Tipo de Documento: Monografia
Título: Sintomas vocais de professores de metodologia ativa no início e durante as aulas remotas emergenciais devido a pandemia da Covid-19
Autor(es): Santos, Caroline Oliveira dos
Data do documento: 29-Jul-2022
Orientador: Pellicani, Ariane Damasceno
Resumo: Objetivo: Verificar a existência de sintomas vocais em professores de metodologia ativa no início e durante as aulas remotas emergenciais na pandemia da Covid-19. Metodologia: Trata se de um estudo primário, analítico, observacional, transversal, com abordagem quantitativa do tipo descritiva e comparativa. Participaram 39 professores de uma universidade federal, pertencentes a campis com uso exclusivo de metodologia ativa. Através de um formulário eletrônico os participantes responderam sobre o uso vocal no ensino remoto. Foram aplicados no intuito de verificar a inclusão na amostra um questionário de anamnese e os seguintes instrumentos: Índice de Triagem do Distúrbio de Voz (ITDV), o Índice de Fadiga Vocal (IFV) e Autopercepção da duração dos sintomas da fadiga. Foram utilizados o Teste Mann-Whitney, Teste de Chi-quadrado e Teste t- de Student. Resultados: O ITDV não foi positivo para a presença distúrbios vocais nos professores, porém no início e durante as aulas remotas apresentaram fadiga e limitação vocal, desconforto físico associado à voz e dificuldade na recuperação vocal, domínios pertencentes ao IFV. Durante as aulas, o domínio fadiga e restrição foi prevalente. Também apresentaram percepção de maior duração para os seguintes sintomas: garganta seca, dor e tensão em ombros e pescoço, tosse e pigarro para limpar a garganta, além de sensação de corpo cansado no uso da voz. Conclusão: Professores universitários de metodologia ativa apresentaram sintomas vocais de fadiga vocal no início e durante as aulas remotas emergências com maior percepção de garganta seca, dor e tensão em ombros e pescoço, tosse e pigarro para limpar a garganta, além de sensação de corpo cansado no uso da voz.
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Voz
Professores universitários
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino
Distúrbios da voz
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DFOL - Departamento de Fonoaudiologia – Lagarto - Presencial
Citação: SANTOS, Caroline Oliveira dos. Sintomas vocais de professores de metodologia ativa no início e durante as aulas remotas emergenciais devido a pandemia da Covid-19. Lagarto, 2022. Monografia (Graduação em Fonoaudiologia) - Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2022.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19153
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