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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19246
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | A escola pública e o Ministério Público: mecanismos de promoção de participação da sociedade civil nas soluções dos problemas ambientais (a partir da utilização do APP “NatureSpe – Uma Esperança Certa”) |
Autor : | Santos, Flávio Fonseca |
Fecha de publicación : | 22-jul-2021 |
Director(a): | Silva, Saulo Henrique Souza |
Resumen: | Esta dissertação tem por objetivo fomentar a formação de parceria entre a escola (pública) e o ministério público, como forma de ampliar a Educação Ambiental, na perspectiva da Ação Comunicativa, como uma possibilidade para a emancipação do sujeito social. O lócus da pesquisa seria inicialmente no Colégio Estadual Gumercindo Bessa, que fica situada no bairro Porto D’areia, na cidade de EstânciaSE; mas, em virtude da pandemia que ensejou à necessidade de isolamento social, a pesquisa teve que ser readequada, passando a ser apenas um estudo bibliográfico, já que não foi mais possível a participação dos sujeitos inicias da pesquisa. O estudo volta-se para despertar a necessidade de formação de parcerias entre a escola e as instituições, com objetivo de fomentar o senso crítico dos alunos e chamar a atenção sobre a problemática ambiental, bem como para que os alunos tornem-se cidadãos participantes nas soluções dos problemas ambientais. O procedimento metodológico que embasou a pesquisa se deu por meio da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas, bem como o estudo respaldou-se na filosofia e ensinamentos sobre a dialogicidade do ilustre Paulo Freire. Verificou-se que com atos de fala, a partir das interações linguísticas foi possível perceber diante do significado verbal, as verdadeiras intenções do falante, e, principalmente entender o tipo da ação realizada. O caminho metodológico perseguido permitiu perceber ainda como se dá as relações intersubjetivas no mundo da vida das pessoas. Após todas as discussões e estudos, foi possível construir um produto educacional, a saber: a criação de um aplicativo, cujo nome é “NatureSpe – Uma esperança certa”, passível de ser aplicado na escola e replicável em outras realidades, para que os alunos e/ou usuário possam aprofundar seus conhecimentos sobre os crimes ambientais e ao final realizarem denúncias quando do conhecimento da prática de algum dano ambiental. |
Resumen : | This dissertation aims to foster the formation of a partnership between the (public) school and the public prosecutor, as a way to expand Environmental Education, from the perspective of Communicative Action, as a possibility for the emancipation of the social subject. The locus of the research would be initially at Colégio Estadual Gumercindo Bessa, which is located in the Porto D’areia neighborhood, in the city of Estância-SE; but, due to the pandemic that gave rise to the need for social isolation, the research had to be readjusted, becoming just a bibliographic study, since it was no longer possible for the initial research subjects to participate. The study is aimed at awakening the need to form partnerships between the school and institutions, with the aim of fostering a critical sense of students and drawing attention to the environmental issue, as well as for students to become citizens participating in the solutions to environmental problems. The methodological procedure that supported the research was based on Habermas' Theory of Communicative Action, and the study was supported by the philosophy and teachings on dialogicity by the illustrious Paulo Freire. It was found that with speech acts, from the linguistic interactions, it was possible to perceive, in view of the verbal meaning, the speaker's true intentions, and, mainly, to understand the type of action performed. The methodological path pursued also allowed us to perceive how intersubjective relationships take place in the world of people's lives. After all the discussions and studies, it was possible to build an educational product, namely: the creation of an application, whose name is "NatureSpe - A sure hope", capable of being applied at school and replicable in other realities, so that students and/or users can deepen their knowledge about environmental crimes and, at the end, file complaints when they become aware of the practice of any environmental damage. |
Palabras clave : | Educação ambiental Educação e Estado Ministério Público Cidadania Ética ambiental Comunicação Escola pública Parceria Teoria da Ação Comunicativa Jürgen Habermas |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais |
Citación : | SANTOS, Flávio Fonseca. A escola pública e o Ministério Público: mecanismos de promoção de participação da sociedade civil nas soluções dos problemas ambientais (a partir da utilização do APP “NatureSpe – Uma Esperança Certa”). 2021. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19246 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ciências Ambientais |
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