Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19302
Tipo de Documento: Monografia
Título: A educação ambiental e as tecnologias digitais de informação e comunicação : uma revisão integrativa
Autor(es): Santos, Clara Mariana Pereira dos
Data do documento: 25-Out-2023
Orientador: Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Resumo: As Tecnologias Digitais de informação e comunicação - TDIC tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano dos jovens, escolas, pesquisas científicas e universidades. Sua efervescência aconteceu no período de surto de COVID-19, que assolou o mundo, colocando todos em situação de isolamento social. Desde então, celulares e computadores ganharam novas abas e aplicativos como o Google Classroom, Google Meet, permitindo que a educação chegasse a casa das pessoas através do ensino remoto. A educação ambiental (EA) é um componente fundamental para o ensino no nosso país, nas suas mais diversas instâncias, promovendo o pensamento crítico, político e emancipatório. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo analisar as relações existentes entre a EA e TDIC no campo educacional. Para isso, buscamos localizar os trabalhos dispostos nos bancos de dados de grandes Encontros de Pesquisa do país, sendo estes o ENEBIO, ENPEC e EPEA nos seus últimos três anos de edição. Discutindo posteriormente, em quais modalidades de ensino estão sendo desenvolvidas práticas pedagógicas com a transversalidade da EA e o uso das TDIC. Consequentemente, identificando quais TDIC obtiveram maior destaque em uso nos trabalhos encontrados. Por fim, foram identificarmos lacunas existentes na relação TDIC e EA, evidenciadas principalmente na quantidade de trabalhos encontrados e inseridos na presente pesquisa com os descritores “TDIC” e “Tecnologias Digitais”, assim como, o fato de não encontrarmos esses descritores junto ao descritor “Educação Ambiental” nas pesquisas científicas analisadas. Apesar dessas questões, foi evidente durante esse trabalho que o diálogo entre a TDIC e a EA no campo educacional são de extrema relevância para a sociedade, agregando no desenvolvimento de práticas pedagógicas, na divulgação de informações verídicas de pesquisas, na democratização do conhecimento científico e de EA, na sensibilização nas comunidades virtuais e tantas outras coisas.
Palavras-chave: Ciências biológicas
Ensino superior (UFS)
Educação ambiental
Tecnologias da informação
Meio ambiente
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Santos, Clara Mariana Pereira dos. A educação ambiental e as tecnologias digitais de informação e comunicação : uma revisão integrativa. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19302
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Clara_Mariana_Pereira_Santos.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.