Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19312
Document Type: Monografia
Title: Tendências contemporâneas da experimentação didática no ensino de ciências e biologia
Authors: Melo, Marcos Vinícius Barbosa de
Issue Date: 21-Oct-2023
Advisor: Pimentel Júnior, Clívio
Resumo : A Experimentação Didática, também chamada de ensino experimental, é uma abordagem metodológica e campo de estudo no ensino de Ciências e Biologia. Apesar da sua importância na Educação Básica existem diversas dificuldades apresentadas pelos professores. Assim, os eventos científicos no ensino de Biologia e Ciências apresentam discussões sobre a Experimentação Didática e possibilitam a formação continuada docente. Dessa forma, este estudo teve como objetivo compreender as tendências contemporâneas da Experimentação Didática, que foram discutidas na VIII edição do ENEBIO – Encontro Nacional de Ensino de Biologia no ano de 2021. A fim de alcançar essa perspectiva, o aporte metodológico utilizado foi a Pesquisa Bibliográfica vinculada ao Estado da Arte. Foi utilizada uma ficha bibliográfica para alcançar os objetivos definidos no trabalho que apresentou os seguintes critérios para a análise dos artigos: a) Título do artigo; b) Ramo da Ciência ou Biologia atrelado a Experimentação Didática; c) Nível de Ensino ou Modalidade da Educação; d) Modalidade experimental utilizada; e) Limitações e motivações da abordagem experimental analisada para o ensino e aprendizagem. Dos 568 trabalhos totais do ENEBIO foram identificados 64 trabalhos mediante critérios estabelecidos. Após critérios de exclusão e análises dos trabalhos foram encontrados 30 artigos que contém em sua essência a temática Experimentação Didática. Os ramos da Biologia associados ao ensino experimental foram os que mais apareceram, ganhando destaque as seguintes áreas de conhecimento: fisiologia, zoologia, botânica, citologia, fungos, microbiologia e vírus. Foi recorrente, também, o aparecimento de todos níveis da educação, sendo o Ensino Médio a modalidade mais prevalente. Em adição, foram identificadas todas as 3 modalidades da Experimentação Didática, caracterizadas no trabalho, nos artigos do ENEBIO. Quanto às motivações e limitações, os artigos demonstraram em sua grande maioria a possibilidade de realizar o ensino experimental mediante utilização de materiais de baixo custo e associados a sequências didáticas. Assim, este trabalho é de grande contribuição para o campo de pesquisa da Experimentação Didática, principalmente para o ensino na área das Ciências Biológicas.
Keywords: Ciências biológicas
Ensino superior (UFS)
Ensino experimental
Educação básica
Subject CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citation: Melo, Marcos Vinícius Barbosa de. Tendências contemporâneas da experimentação didática no ensino de ciências e biologia. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19312
Appears in Collections:Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcos_Vinicius_Barbosa_Melo.pdf357,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.