Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19324
Tipo de Documento: Monografia
Título: O uso do jogo “Yaopan : Un juego de la conquista” no ensino da língua espanhola
Autor(es): Lima, Paula Vanessa Rodrigues de
Data do documento: 25-Out-2023
Orientador: Santos, Acacia Lima
Resumo: Neste trabalho, explora-se como recursos digitais podem melhorar o ensino da língua espanhola. O foco é destacar os benefícios dessas ferramentas para uma compreensão mais profunda da língua estrangeira, complementando o ensino tradicional. Investigando a eficácia de recursos digitais, mais especificamente de jogos, no ensino do espanhol, considerando o crescente papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação. Além disso, identificar como essas ferramentas podem ajudar a superar desafios educacionais, como a redução do tempo de ensino de espanhol devido à reforma do Ensino Médio. Destacar a importância de incorporar recursos digitais para criar ambientes de aprendizado dinâmicos, especialmente para os jovens familiarizados com a tecnologia. Foi utilizado pesquisa bibliográfica e a análise do jogo "Yaopan - Un juego de la conquista" como metodologia, em que se explora uma outra visão sobre a Conquista do México, a dos nativos. Espera-se que este trabalho contribua para o avanço do ensino de espanhol com o uso eficaz de tecnologias digitais, auxiliando educadores a enfrentar os desafios contemporâneos.
Abstract: En este trabajo, exploramos cómo los recursos digitales pueden mejorar la enseñanza del idioma español. El objetivo es resaltar los beneficios de estas herramientas para una comprensión más profunda de la lengua extranjera, complementando la enseñanza tradicional. Investigar la eficacia de los recursos digitales, más concretamente los juegos, en la enseñanza del español, considerando el creciente papel de las Tecnologías de la Información y la Comunicación Digital (TID) en la educación. Además, identificar cómo estas herramientas pueden ayudar a superar desafíos educativos, como la reducción del tiempo de enseñanza de español debido a la reforma de la Escuela Secundaria. Resaltar la importancia de incorporar recursos digitales para crear ambientes dinámicos de aprendizaje, especialmente para los jóvenes conocedores de la tecnología. Se utilizó como metodología la investigación bibliográfica y el análisis del juego “Yaopan - Un juego de la conquista”, en que se explora otra visión de la Conquista de México, la de los nativos. Se espera que este trabajo contribuya al avance de la enseñanza del español con el uso efectivo de las tecnologías digitales, ayudando a los educadores a enfrentar los desafíos contemporáneos.
Palavras-chave: Letras português
Ensino superior (UFS)
Língua espanhola
TDIC
Jogo digital
México
Lengua española
TDIC
Juego digital
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)
Letras espanhol
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DLES - Departamento de Letras Estrangeiras – São Cristóvão - Presencial
Citação: Lima, Paula Vanessa Rodrigues de. O uso do jogo “Yaopan : Un juego de la conquista” no ensino da língua espanhola. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Letras Português/Espanhol) – Departamento de Letras Estrangeiras, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19324
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula_Vanessa_Rodrigues_Lima.pdf549,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.