Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19356
Tipo de Documento: Monografia
Título: Neuroarquitetura e autismo: proposta de intervenção no Colégio Americano Batista, Aracaju-SE
Autor(es): Vale, Elizabeth de Brito
Data do documento: 9-Abr-2024
Orientador: Kohler, Raquel
Resumo: Este estudo investiga a relação entre neuroarquitetura e inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar, com foco no Colégio Americano Batista em Aracaju/SE. Inicialmente, são discutidos os primeiros anos de vida, destacando a absorção de estímulos ambientais e a formação da personalidade. Em seguida, aborda-se a incidência de transtornos de neurodesenvolvimento, destacando o TEA, e a importância da legislação brasileira para a inclusão educacional. O Colégio Americano Batista é apresentado como exemplo de compromisso com a inclusão, mas carece de adaptações estruturais. A neuroarquitetura emerge como uma resposta viável, promovendo ambientes físicos adequados ao desenvolvimento e aprendizagem dessas crianças. O estudo propõe a reforma da sala multimeios e a criação de um jardim sensorial, com diretrizes projetuais específicas para atender às necessidades desse público. Por meio de uma metodologia que inclui revisão bibliográfica, entrevistas, pesquisa documental e análise espacial, o projeto de intervenção é elaborado, considerando as áreas externas e a sala de multimeios. Diretrizes como setorização de acordo com estímulos sensoriais, substituição de materiais e mobiliário adaptado são delineadas para garantir a eficácia da proposta. Em suma, este estudo destaca a importância da interdisciplinaridade entre arquitetura, neurociência e educação na promoção da inclusão escolar e no desenvolvimento de ambientes acolhedores e acessíveis para crianças com TEA. Espera-se que as recomendações apresentadas contribuam para a criação de espaços mais inclusivos e igualitários, melhorando a qualidade de vida e aprendizagem dessas crianças.
Palavras-chave: Arquitetura
Autismo
Neurociência cognitiva
Inclusão escolar
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citação: VALE, Elizabeth de Brito. Neuroarquitetura e autismo: proposta de intervenção no Colégio Americano Batista, Aracaju-SE. 2024. 129 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19356
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elizabeth_Brito_Vale.pdf53,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.