Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19391
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Expressões da subjetividade ensaística nos curtas-metragens Carlos Nader (1998) e cinema contemporâneo (2019)
Autor : Menezes, Lucas dos Santos
Fecha de publicación : 25-ago-2023
Director(a): Mendonça, Fernando de
Resumen: O presente trabalho busca estabelecer relações entre os curtas-metragens Carlos Nader (1998) do realizador Carlos Nader e Cinema Contemporâneo (2019) de Felipe André Silva, a partir do entendimento de ambas as peças audiovisuais como filmes-ensaio, categoria esta que se constrói no período moderno do cinema, mas que ganha maior relevo sobretudo na contemporaneidade. Fundamenta-se no âmbito teórico-conceitual, nos estudos de Corrigan (2015) e Teixeira (2015) para tratar da expressão da subjetividade presente nos filmes trabalhados a partir da enunciação de um sujeito que se apresenta em primeira pessoa, mas que se desfaz no gesto de colocar-se em relação com a esfera pública, produzindo assim a figuração de um pensamento que ultrapassa o território do que seria uma experiência estritamente particular. A aproximação entre as duas obras manifesta de forma mais consistente a expressão da subjetividade ensaística, nos seus movimentos de inserção e desligamento de si.
Resumen : The present work seeks to establish relationships between the short films Carlos Nader (1998) by the director Carlos Nader and Cinema Contemporâneo (2019) by Felipe André Silva, based on the understanding of both audiovisual works as essay films, a category that is built in the modern period of cinema, but which gains greater prominence especially in contemporary times. It is based on the theoretical-conceptual scope, on the studies of Corrigan (2015) and Teixeira (2015) to deal with the expression of subjectivity present in the films worked from the enunciation of a subject who presents himself in the first person, but who dissolves in the gesture of placing oneself in relation with the public sphere, thus producing the figuration of a thought that goes beyond the territory of what would be a strictly private experience. The approximation between the two works more consistently manifests the expression of essay subjectivity, in its movements of insertion and disconnection from itself.
Palabras clave : Cinema
Subjetividade no cinema
Curta - metragem
Filme - ensaio
Subjetividade
Film - essay
Subjectivity
Short film
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema
Citación : MENEZES, Lucas dos Santos. Expressões da subjetividade ensaística nos curtas-metragens Carlos Nader (1998) e cinema contemporâneo (2019). 2023. 82 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19391
Aparece en las colecciones: Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LUCAS_SANTOS_MENEZES.pdf2,38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.