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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Sequências didáticas, história das mulheres e combate à violência doméstica no ensino de história
Autor(es): Passos, Viviane Andrade dos
Data do documento: 29-Fev-2024
Orientador: Santos, Fábio Alves dos
Resumo: A presente dissertação trata da elaboração de sequências didáticas, fundamentadas na perspectiva da História das Mulheres, que promovam o combate à violência doméstica contra as mulheres em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, de modo integrado aos conteúdos do componente curricular de História. Adota a metodologia quantiqualitativa: de um lado, a aplicação de um questionário diagnóstico sobre as condições sociais dos(as) alunos(as) e avaliação do conhecimento sobre violência doméstica contra as mulheres e Lei Maria da Penha; de outro, a pesquisa bibliográfica com análise e seleção de produções em livros, artigos científicos, dissertações, teses, arquivos digitais e páginas de websites. Parte-se do pressuposto de que a abordagem aqui proposta promova aos(às) discentes o conhecimento e a reflexão sobre o papel feminino na sociedade contemporânea, levando-os(as) a questionarem as violências e as invisibilidades existentes nos espaços públicos e privados que atingem as mulheres. A pesquisa resulta na produção de sequências didáticas que possibilitam aos(às) professores(as) de História trabalharem temas sensíveis, essenciais à formação dos(as) alunos(as) na contemporaneidade, pois é a partir do questionamento das ações do presente que encontramos as respostas no passado.
Abstract: This dissertation addresses the development of teaching sequences, grounded in the perspective of Women's History, that promote the fight against domestic violence against women in 9th grade classes of Elementary Education in a manner integrated with the contents of the History curriculum component. It adopts a quantitative and qualitative methodology: on one hand, the application of a diagnostic questionnaire on the social conditions of students and assessment of knowledge about domestic violence against women and the Maria da Penha Law; on the other, bibliographic research with analysis and selection of productions in books, scientific articles, dissertations, theses, digital archives, and website pages. It is based on the assumption that the approach proposed here promotes to students the knowledge and reflection on the female role in contemporary society, leading them to question the violences and invisibilities existing in public and private spaces that affect women. The research results in the production of teaching sequences that enable History teachers to work on sensitive themes, essential to the education of students in contemporaneity, for it is from questioning the actions of the present, that we find the answers in the past.
Palavras-chave: História (estudo e ensino)
Identidade de gênero
Cidadania
Violência contra as mulheres
Didática
Violência familiar
Ensino de história
Cidadania e direitos humanos
Gênero
Aprendizagem histórica
Sequência didática
History teaching
Citizenship and human rights
Gender
Domestic violence against women
Historical learning
Didactic sequence
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Ensino de História
Citação: PASSOS, Viviane Andrade dos. Sequências didáticas, história das mulheres e combate à violência doméstica no ensino de história. 2024. 311 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19465
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

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