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Document Type: Dissertação
Title: Ensino do pensamento computacional por meio de histórias em quadrinho apresentando conceitos da robótica com sucata
Authors: Batista, Natália de Santana
Issue Date: 29-Apr-2022
Advisor: Silva, Gilton José Ferreira da
Co-advisor: Netto Nunes, Maria Augusta Silveira
Resumo : Contexto: Com o surgimento de cada vez mais tecnologias e profissões, evidenciam-se novas necessidades de adaptação do profissional aos novos desafios de empregabilidade, fazendo-se necessário iniciar tal adaptação a partir da infância. Objetivo: Com isto, este trabalho traz como objetivo o uso do Pensamento Computacional (PC) por meio de Histórias em Quadrinho (HQ) com conceitos da Robótica com Sucata, visto que o PC traz uma forma de resolução multidisciplinar de problemas que pode adaptar a forma de adquirir novos saberes, assim como a utilização HQs traz uma maneira de conquistar tal conhecimento. Método: Para realização deste trabalho o método utilizado foi o Design Science Research (DSR), que consiste em trazer uma abordagem de pesquisa baseada na definição de dois objetivos, resolver um problema prático num contexto específico por meio de um artefato e gerar novo conhecimento científico. Resultados: Como resultados temos artefatos como HQs e Guias, além da avaliação positiva por parte de profissionais da Educação que analisaram os artefatos, com mais de 90% de aprovação e comentários positivos com acréscimo das dificuldades enfrentadas. Conclusões: Chegando à conclusão de que os artefatos além de trazerem informação podem ser utilizados em sala de aula por profissionais de educação para o ensino e desenvolvimento do PC em crianças do ensino básico.
Abstract: Context: With the emergence of more and more technologies and professions, new adaptation needs arise, from the professional to the new employability challenges, being necessary to start such adaptation from childhood. Objective: Thus, this article aims to use Computational Thinking (CT) through Comics with concepts of Robotics with Scrap, since the CT brings a form of multidisciplinary problem solving that can adapt the way to acquire new knowledge, as well as the use of comics brings a way to acquire such knowledge. Method: To carry out this work, the Design Science Research (DSR) method was used, which consists of bringing a research approach based on the definition of two objectives, solving a practical problem in a specific context through an artifact and generating new scientific knowledge. Results: As a result, we have artifacts such as comics and guides, in addition to the positive evaluation by Education professionals who analyzed the artifacts with more than 90% approval and positive comments, with an increase in the difficulties faced. Conclusions: Coming to the conclusion that, besides bringing information, the artifacts can be used in the classroom by Education professionals for the teaching and development of CT in elementary school children.
Keywords: Pensamento computacional
Histórias em quadrinho
Robótica
Sucata
Computational thinking
Comics
Robotic
Scrap
Subject CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citation: BATISTA, Natália de Santana. Ensino do pensamento computacional por meio de histórias em quadrinho apresentando conceitos da robótica com sucata. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19545
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação

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