Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19725
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Aspectos das trajetórias de estudantes da primeira turma do curso de pedagogia no Campus Professor Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe: “Era meu sonho ter uma formação. Dizer assim: eu sou formada!” (2006-2011) |
Autor : | Reis, Jeziane Rosa dos |
Fecha de publicación : | 1-dic-2020 |
Director(a): | Oliveira, João Paulo Gama |
Resumen: | A presente monografia analisa aspectos da trajetória de mulheres que desenvolveram dupla jornada de trabalho somada a de estudante do ensino superior, durante a graduação na primeira turma do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Universitário Professor Alberto Carvalho, no período de 2006 a 2011. Para tanto, foi necessário realizar estudos referentes a criação e instalação do curso de Pedagogia em Sergipe e a criação do campus da UFS, em Itabaiana/SE. Além disso, efetuou-se uma análise sobre as dificuldades de permanência e conclusão do curso, a fim de compreender os desafios dessas alunas na tentativa de conciliar trabalho, vida pessoal e acadêmica. Para desenvolver a pesquisa, foram realizadas a análise bibliográfica, com estudos referenciais de Louro (2008); Fagundes (2005); Almeida (1998); Rabelo e Martins (2006), e a pesquisa de campo qualitativa com entrevistas semiestruturadas com três egressas da primeira turma do curso. A pesquisa foi realizada a partir de três eixos de análise, a saber: A jornada para além das aulas no curso de Pedagogia do Campus Professor Alberto Carvalho (UFS); O curso de Pedagogia aprendizagens e reverberações para além da sala de aula; Estratégias para conclusão do curso superior: renúncias e desafios. Nesse sentido, este estudo destaca algumas das estratégias desenvolvidas por essas ex-alunas para enfrentar a dupla jornada de trabalho, concomitantemente à da graduação. Apesar das dificuldades e renúncias pessoais durante o curso, essas mulheres conseguiram conciliar com sucesso suas atividades acadêmicas, profissionais e domésticas, demonstrando que é possível alcançar resultados positivos e avanços significativos na vida profissional, acadêmica e pessoal. Diante disso, entendemos que este estudo contribui significativamente no sentido de compreender e refletir sobre a história das mulheres no curso de Pedagogia, bem como suas estratégias para conciliar os diferentes papéis que desempenharam no período acadêmico. |
Resumen : | This monograph analyzes aspects of the trajectory of women who developed a double work shift plus that of a higher education student, during graduation in the first class of the Pedagogy course at the Federal University of Sergipe (UFS), Professor Alberto Carvalho University Campus, in the period from 2006 to 2011. Therefore, it was necessary to carry out studies related to the creation and installation of the Pedagogy course in Sergipe and the creation of the UFS campus, in Itabaiana/SE. In addition, an analysis was made on the difficulties of staying and completing the course, in order to understand the challenges of these students in an attempt to reconcile work, personal and academic life. To develop the research, bibliographic analysis was carried out, with reference studies by Louro (2008); Fagundes (2005); Almeida (1998); Rabelo and Martins (2006), and qualitative field research with semi-structured interviews with three graduates from the first class of the course. The research was carried out based on three axes of analysis, namely: The journey beyond the classes in the Pedagogy course at the Professor Alberto Carvalho Campus (UFS); The Pedagogy course, learning and reverberations beyond the classroom; Strategies for completing higher education: renunciations and challenges. In this sense, this study highlights some of the strategies developed by these former students to face the double work shift, concurrently with graduation. Despite personal difficulties and renunciations during the course, these women were able to successfully reconcile their academic, professional and domestic activities, demonstrating that it is possible to achieve positive results and significant advances in professional, academic and personal life. Therefore, we understand that this study contributes significantly towards understanding and reflecting on the history of women in the Pedagogy course, as well as their strategies to reconcile the different roles they played in the academic period. |
Palabras clave : | Curso de Pedagogia Formação de professoras Mulheres na docência Pedagogy course Training of teachers Women in teaching |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial |
Citación : | REIS, Jeziane Rosa dos. Aspectos das trajetórias de estudantes da primeira turma do curso de pedagogia no Campus Professor Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe: “Era meu sonho ter uma formação. Dizer assim: eu sou formada!” (2006-2011). TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2020. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19725 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jeziane_Rosa_Reis.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.