Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19729
Document Type: | Monografia |
Title: | Recepção do Programa Residência Pedagógica (2018-2020) : práticas pedagógicas de estudantes de pedagogia (UFS), do Campus Professor Alberto Carvalho |
Authors: | Almeida, Crislaine Passos |
Issue Date: | 9-Feb-2021 |
Advisor: | Oliveira, Roselusia Teresa de Morais |
Resumo : | O presente trabalho tem por finalidade apresentar o Programa Residência Pedagógica, em especial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe no Campus de Itabaiana SE, e justifica-se pela relevância de tratar de um programa de formação inicial de professores recente que vem impactando a vida de acadêmicos em licenciatura e alunos da rede pública. Está pesquisa tem por objetivo principal analisar as contribuições na formação acadêmica, como também a recepção em seus objetivos específicos: a) identificar a relação entre UFS, educação básica e sujeitos envolvidos; b) analisar a Política de Formação Docente a partir do Programa Residência Pedagógica; c) refletir sobre os processos formativos de estudantes de Pedagogia, do Campus Professor Alberto Carvalho. A metodologia utilizada consiste na abordagem qualitativa, caracterizada pela pesquisa de campo, documental e pelas técnicas de questionário sendo fundamentais para o conhecimento do campo de estudo. Foi utilizado como base primordial para realização deste trabalho o Projeto da CAPES, em que traça suas metas e objetivos direcionados ao programa. É apresentada a pesquisa de campo realizada através do GOOGLE FORMS, com os resultados dos questionários realizados com 23 residentes do Curso de Pedagogia, sendo por último destacado nas considerações finais as contribuições do PRP para as residentes. |
Abstract: | The present work aims to present the Pedagogical Residency Program, especially in the Pedagogy course at the Federal University of Sergipe at the Itabaiana SE Campus, and is justified by the relevance of dealing with a recent initial teacher training program that has been impacting the life of undergraduate academics and public school students. This research has as main objective to analyze the contributions in the academic formation, as well as the reception in its specific objectives: a) to identify the relation between UFS, basic education and subjects involved; b) analyze the Teacher Training Policy from the Pedagogical Residency Program; c) reflect on the educational processes of students of Pedagogy, from the Professor Alberto Carvalho Campus. The methodology used consists of a qualitative approach, characterized by field research, documentary and questionnaire techniques, which are fundamental for the knowledge of the field of study. The CAPES Project was used as the main basis for carrying out this work, in which it outlines its goals and objectives directed to the program. The field research carried out through GOOGLE FORMS is presented, with the results of the questionnaires carried out with 23 residents of the Pedagogy Course, with PRP contributions to the residents being highlighted in the final considerations. |
Keywords: | Programa residência pedagógica Residentes Pedagogical residence program Residents |
Subject CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Department: | DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial |
Citation: | ALMEIDA, Crislaine Passos. Recepção do Programa Residência Pedagógica (2018-2020): práticas pedagógicas de estudantes de pedagogia (UFS), do Campus Professor Alberto Carvalho. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2021. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19729 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Crislaine_Passos_Almeida.pdf | 4,09 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.