Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19740
Document Type: Monografia
Title: Comportamento do consumidor : análise das variáveis no processo de compra virtual de moda feminina na cidade de Aracaju/SE
Authors: Barreto, Anny Keyla Guimarães
Issue Date: 7-Dec-2023
Advisor: Luft, Conceição Melo Silva
Resumo : A compreensão do comportamento do consumidor auxilia as empresas a atenderem as necessidades dos seus clientes, sendo mais fortemente investigado quando o consumidor está cada vez mais adquirindo seus produtos de forma virtual. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo verificar os fatores principais que fazem mulheres aracajuanas comprarem itens de moda feminina de forma virtual. Para esse fim, foram estudadas as seguintes variáveis: layout e conteúdo, segurança e confiança, preço e promoção, reputação da marca, conveniência e usabilidade. Quanto à metodologia, realizou-se um estudo de natureza quantitativa, do tipo descritivo, utilizando a estratégia survey (levantamento). Participaram da pesquisa 135 mulheres, sendo uma amostra não probabilística intencional e por conveniência. Após a análise dos dados, concluiu-se que o perfil predominante é de mulheres solteiras, de 25 a 35 anos, que possuem nível superior incompleto, trabalham sob o regime celetista e possuem uma renda familiar de 3 a 5 salários mínimos. Ademais, essas mulheres costumam realizar suas compras na Shein, adquirindo principalmente roupas casuais, com a frequência trimestral. Por fim, todas as variáveis investigadas foram consideradas importantes no processo de compra, porém o layout e conteúdo dos sites foram apontados como os principais fatores que influenciam as decisões de compra das mulheres aracajuanas.
Abstract: Understanding consumer behavior helps companies meet their customers' needs, being more heavily investigated when consumers are increasingly purchasing their products virtually. Therefore, this research aims to verify the main factors that make Aracaju women buy women's fashion items virtually. To this end, the following variables were studied: layout and content, security and trust, price and promotion, brand reputation, convenience and usability. As for the methodology, a quantitative, descriptive study was carried out using the survey strategy. 135 women participated in the research, being an intentional non-probabilistic and convenience sample. After analyzing the data, it was concluded that the predominant profile is single women, aged 25 to 35, who have incomplete higher education, work under the CLT regime and have a family income of 3 to 5 minimum wages. Furthermore, these women usually make their purchases on Shein, purchasing mainly casual clothes, every three months. Finally, all variables investigated were considered important in the purchasing process, however the layout and content of the websites were identified as the main factors that influence the purchasing decisions of Aracaju women.
Keywords: Administração
Ensino superior (UFS)
Comportamento do consumidor (Aracaju, SE)
Comércio eletrônico
Comércio online
Consumer behavior
E-commerce
Online consumer
Moda feminina
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citation: Barreto, Anny Keyla Guimarães. Comportamento do consumidor : análise das variáveis no processo de compra virtual de moda feminina na cidade de Aracaju/SE. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Administração) - Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19740
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anny_Keyla_Guimaraes_Barreto.pdf500,47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.