Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19794
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Educação e justiça ambientais no caminho da sustentabilidade e de uma cidadania ambiental
Autor(es): Silva, Raquel Torres de Brito
Data do documento: 1-Fev-2023
Orientador: Soares, Maria José Nascimento
Resumo: O presente estudo objetiva analisar as contribuições da Educação e Justiça Ambientais na formação de cidadãos mais críticos e praticantes da sustentabilidade. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa, foi possível refletir sobre a Educação Ambiental enquanto uma notória prática social na promoção de sensibilizações e conscientizações na formação dos cidadãos ambientais. Estes podem ser compreendidos como atores sociais que, com prévia sensibilização sobre às questões socioambientais, se comprometem conscientemente em praticar os seus deveres solidários para a obtenção do meio ambiente ecologicamente equilibrado - direito fundamental constitucionalmente previsto. Quanto ao método de abordagem, utilizou-se o hermenêutico ambiental, de natureza qualitativa. Por sua vez, o caminho epistemológico da pesquisa foi o de viés ontológico. Pelo exposto, houve o levantamento de acervo bibliográfico, de natureza teórica, proveniente da revisão literária de diversas fontes, a exemplo de doutrinas e legislações. Conclui-se que a Educação Ambiental é fundamental na formação do cidadão ambiental comprometido com a prática da sustentabilidade, tanto por atitudes individuais quanto por ações coletivas. Decerto, isso pode ser observado por meio dos movimentos atuais pela Justiça Ambiental que, mediante persistentes reinvindicações sociais, perpassam pela defesa do direito das gerações atuais e vindouras à um meio ambiente protegido com salubridade, qualidade de vida, saúde, equidade, bem-estar coletivo, e que possibilite um pleno desenvolvimento sustentável, para todos, pautado na dignidade e resiliência ecossistêmica.
Abstract: The present study aims to analyze the contributions of Environmental Education and Justice in the formation of more critical citizens and practitioners of sustainability. Throughout the development of the research, it was possible to reflect on Environmental Education as a notorious social practice in the promotion of sensitization and awareness in the formation of environmental citizens. These can be understood as social actors who, with prior awareness of socio-environmental issues, consciously commit to practicing their solidarity duties to obtain an ecologically balanced environment - a fundamental right constitutionally provided. As for the approach method, the environmental hermeneutics, of qualitative nature, was used. In turn, the epistemological path of the research was the ontological one. For the foregoing, there was a survey of bibliographic collection, theoretical in nature, from the literary review of various sources, such as doctrines and legislation. We conclude that Environmental Education is fundamental in the formation of an environmental citizen committed to the practice of sustainability, both through individual attitudes and collective actions. Certainly, this can be observed through the current movements for Environmental Justice that, through persistent social claims, go through the defense of the right of current and future generations to a protected environment with health, quality of life, health, equity, collective welfare, and that enables a full sustainable development for all, based on dignity and ecosystemic resilience.
Palavras-chave: Meio ambiente
Educação ambiental
Cidadania
Justiça ambiental
Sustentabilidade
Cidadania ambiental
Environmental citizenship
Environmental education
Environmental justice
Sustainability
área CNPQ: OUTROS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Citação: SILVA, Raquel Torres de Brito. Educação e justiça ambientais no caminho da sustentabilidade e de uma cidadania ambiental. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19794
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAQUEL_TORRES_BRITO_SILVA.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.