Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19818
Document Type: Monografia
Title: “Eu lavo, costuro, varro e cozinho” : as pedagogias machistas no filme branca de neve e os sete anões
Authors: Silva, Mabel Gislaine Menezes da
Issue Date: 15-Jan-2022
Advisor: Accorsi, Fernanda Amorim
Resumo : A presente monografia apresenta problematizações acerca das performances femininas nas adaptações dos contos de fadas feitas pela Disney, em especial no filme Branca de Neve e os Sete anões (1937). Refletimos sobre como as pedagogias culturais e os modos de endereçamento educam as crianças em relação a gênero. Construímos o seguinte problema de pesquisa: como as mulheres são representadas no filme Branca de Neve o Sete Anões? Ainda perguntamos: por que Branca de Neve e sua madrasta tinham essa relação com a beleza? Neste sentido, objetivamos analisar 10 cenas do filme Branca de Neve e os Sete Anões (1937) e suas representações femininas, observando o papel destinado à mulher e os seus conflitos na trama. Para cumprir o objetivo estipulado, utilizamos a metodologia dos Modos de Endereçamento e concluímos que, nessa adaptação, as mulheres são classificadas numa perspectiva machista pelas suas características e comportamentos, orientadas por padrões de beleza ocidentais definidos pelo patriarcado, em que a submissão, a passividade, os dotes domésticos e a ingenuidade rotulam a imagem da mulher ideal. Desta maneira, consideramos indispensáveis os debates nas escolas sobre os papéis generificados e as representações em forma de fantasia e faz de conta nos filmes de princesas da Disney.
Abstract: This monograph presents problematizations about female performances in Disney's adaptations of fairy tales, especially in the film Snow White and the Seven Dwarfs (1937). We reflect on how cultural pedagogies and addressing modes educate children about gender. We constructed the following research problem: how are women represented in the film Snow White the Seven Dwarfs? We still ask: why did Snow White and her stepmother have this relationship with beauty? In this sense, we aim to analyze 10 scenes from the film Snow White and the Seven Dwarfs (1937) and their female representations, observing the role assigned to women and their conflicts in the plot. To fulfill the stipulated objective, we used the Methods of Addressing and concluded that, in this adaptation, women are classified in a sexist perspective due to their characteristics and behaviors, guided by western beauty standards defined by patriarchy, in which submission, passivity, domestic gifts and naivety label the image of the ideal woman. In this way, we consider the debates in schools about gender roles and representations in the form of fantasy and make-believe in Disney princess films indispensable.
Keywords: Contos de fadas
Disney
Princesas
Representação feminina
Mulheres
Questão de gênero
Fairy tale
Princesses
Female representation
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial
Citation: SILVA, Mabel Gislaine Menezes da. “Eu lavo, costuro, varro e cozinho”: as pedagogias machistas no filme branca de neve e os sete anões. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19818
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mabel_Gislaine_Menezes_Silva.pdf920,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.