Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19819
Document Type: | Monografia |
Title: | Artes nos anos iniciais do ensino fundamental : processos de aprendizagem com crianças |
Authors: | Melo, Sônia Regina de |
Issue Date: | 9-Feb-2021 |
Advisor: | Oliveira, Roselusia Teresa de Morais |
Resumo : | O desenvolvimento cognitivo e emocional da criança é possível por meio da experimentação do mundo ao seu redor. Tendo em vista essa perspectiva a presente pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar as experiências artísticas para aprendizagem de crianças dos anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em que buscou-se por estudos dos últimos dez anos sobre Arte-Educação no Brasil, para compreender de que maneira as interações artísticas favorecem o desenvolvimento infantil e também mostrar, de que forma um ateliê de Artes pode favorecer o processo de ensino e o acesso dos alunos a experiências artísticas, entendendo a relevância desse espaço e também a importância de proporcionar às crianças vivências com as manifestações artísticas, reconhecendo assim, o potencial das Artes em seu desenvolvimento. Para isso contamos com contribuições teóricas de autores como: Ana Mae Barbosa e seus estudos sobre Arte educação e Abordagem Triangular do ensino de Arte e também a visão de Elliot E. Eisner sobre as contribuições da Arte para a educação. Foi possível a partir da pesquisa, concluir que o ateliê de Arte possibilita ao aluno apreciar e refletir sobre obras artísticas e desenvolver suas capacidades cognitivas, motoras e emocionais, o que lhe propicia uma melhoria em sua relação com os outros mediante o processo de experimentação artística. |
Abstract: | The child's cognitive and emotional development is made possible by experiencing the world around him. In view of this perspective, the present research was carried out with the objective of analyzing the artistic experiences for learning of children of the early years. This is a bibliographic research, in which studies of the last ten years on Art-Education in Brazil were sought, in order to understand how artistic interactions favor child development and also show how an Arts studio can favor the teaching process and students' access to artistic experiences, understanding the relevance of this space and also the importance of providing children with experiences with artistic manifestations, thus recognizing the potential of the Arts in their development. For this we have theoretical contributions from authors such as: Ana Mae Barbosa and her studies on Art education and Triangular Approach to Art teaching and also Elliot E. Eisner's view on the contributions of Art to education. It was possible from the research, to conclude that the Art studio allows the student to appreciate and reflect on artistic works and to develop his cognitive, motor and emotional capacities, which provides him with an improvement in his relationship with others through the process of artistic experimentation . |
Keywords: | Arte - estudo e ensino Ateliê de arte Arte na escola Art studio Art at school Learning |
Subject CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Department: | DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial |
Citation: | MELO, Sônia Regina de. Artes nos anos iniciais do ensino fundamental: processos de aprendizagem com crianças. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2021. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19819 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sônia_Regina_Melo.pdf | 816,2 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.